SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19

SENADO FEDERAL CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI

A STELMAT visa o fortalecimento dos negócios em governança de TI
Av. Isaac Póvoas, 927, Bairro Goiabeiras

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

sábado, 21 de novembro de 2020

FRONTEIRA: Deputado Claudinei reitera a situação da fronteira ao ministro de Justiça e Segurança Pública

O parlamentar solicitou a substituição de viaturas e aquisição de equipamentos para as forças de segurança da região de fronteira.
Durante a inauguração do raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), nesta sexta-feira (20), em Cuiabá (MT), o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Púbica e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), reiterou a necessidade da substituição de viaturas e aquisição de equipamentos para as forças de segurança que atuam na região de fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, ao ministro de Justiça e Segurança Pública (MJSP), André Mendonça.
Em setembro deste ano, Claudinei foi recepcionado pelo coordenador geral de Combate ao Crime Organizado (CGCCO), Carlos Augusto Bock, da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, em Brasília (DF), em que havia entregue os ofícios com as principais demandas dos polos regionais de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Mato Grosso.
Viaturas
Durante o encontro, André Mendonça recebeu as cópias dos ofícios pelo parlamentar que apontam as deficiências existentes e identificadas durante as visitas realizadas pela Comissão de Segurança aos polos regionais da fronteira. Tanto que as instituições de segurança carecem de apoio do governo federal devido terem veículos que foram adquiridos em 2012, por meio de um antigo convênio entre a Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron) com os governos estadual e federal.
“Infelizmente, grande parte dos veículos tiveram baixa ou estão parados por falta de manutenção. Outras viaturas voltam a funcionar, por meio de custeamento, com apoio ou parcerias – seja financiado pela sociedade civil organizada ou pelas prefeituras municipais. Há uma urgência para melhorias nestes quesitos, para que as forças de segurança da fronteira atenderem os propósitos das unidades de segurança pública”, expõe Claudinei.
Equipamentos
Outras reivindicações apresentadas é a necessidade de aquisição de drones de alta tecnologia para auxiliar no mapeamento da região através de sensor infravermelho e aparelhos de visão noturna para atender o polo regional de Pontes e Lacerda. Já em Cáceres, é preciso ter câmeras de monitoramento com sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), aparelhos telefônicos móveis com sistema via satélite para a equipe do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e blindagem nas viaturas para maior segurança durante os confrontos com traficantes.
O Gefron que fica em Porto Esperidião, pertencente ao polo regional de Cáceres, almeja a instalação de uma base área para atender as forças de segurança da região. Em relação a Delegacia de Fronteira (Defron), é esperado o apoio financeiro no valor de R$ 4 milhões para a construção de uma nova sede, pois o imóvel locado que atende os servidores que prestam serviço na unidade se encontra em situação insalubre.
Fronteira
Um das principais atuações das forças de segurança na fronteira é o combate ao tráfico internacional de drogas e a apreensão de veículos roubados, sendo que no estado de Mato Grosso há uma área seca de 750 km e fluvial de 233 km de fronteira junto à Bolívia, o que totaliza 983 km e abrange cerca de 28 municípios.
Comissão – Além de Claudinei, os deputados que também compõe a Comissão são Sílvio Fávero (PSL), como vice-presidente e os membros titulares, Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (DC) e Ulysses Moraes (PSL).
Samantha dos Anjos/Caminho Político
Caminho Politico #caminhopolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos