Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Departamento de Cultura de Vera participa de Blitz Literária realizada por editora em Sinop

O Chefe do Departamento levou às telas de um dos trabalhos da escritora Leni Chiarello Ziliotto para que fiquem em exposição permanente no Centro Cultural de Vera para serem expostas e fez uso da palavra.
Neste domingo (13) a Editora Ações Literárias de Sinop realizou na Praça da Bíblia a primeira Blitz Literária. O evento contou com a participação de escritores contemporâneos de Sinop, região e até de São Paulo. Uma das escritoras em destaque no evento foi Leni Chiarello Ziliotto, que tem algumas parcerias com o Departamento de Cultura de Vera. A escritora escreveu uma obra contando a história das pioneiras da Gleba Celeste ao qual o município de Vera faz parte, e algumas das telas desta obra estão em exposição permanente em frente à Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino, pois a mesma conta sua história. Outra obra de Leni que tem telas expostas no Centro Cultural de Vera é a Uma Floresta, Uma Menina e Uma Maquiagem A Fartura livro infantil em telas. Leni falou sobre o evento Blitz Literária em Sinop e sobre a sua parceria com a Cultura de Vera.
“Desde o início eu sempre parabenizei a ousadia desta Editora e sua proprietária a Dolores, por fazer um evento desta envergadura, trazendo escritores do Brasil todo tem gente de São Paulo, que veio exclusivamente para este evento, que é uma tarde literária e cultural. Então nós estamos precisando que o brasileiro evolua nessa cultura. Que ele esteja presente também em um evento cultural, e não só em um evento de lazer. Porque o evento de lazer é importante, ele faz bem para a pessoa, mas o evento cultural ainda é a nossa deficiência brasileira. Então este evento cultural aqui em Sinop, eu acredito que seja o ponta pé inicial até porque Sinop é um polo de várias coisas, então ele também pode ser um polo literário e de cultura. E tomará que as pessoas participem cada vez mais e que o segundo evento seja maior. Eu tive o conhecimento da ligação de Sinop, Vera, Cláudia e Santa Carmem quando eu fui aprovada em um Projeto do Estado que foi o Circula MT. Com o qual a gente circulou pelos municípios e eu pesquisei sobre a Gleba Celeste, que compõe os quatro municípios. E circulando eu fui muito bem acolhida, dos quatro municípios o que mais me acolheu carinhosamente foi Vera, tanto que o Rodrigo que é o responsável pela cultura, levou por duas vezes esta exposição. E o outro projeto do livro infantil foi aprovado por um projeto que aconteceu aqui em Sinop e circulou também pelo município, mas no final quando terminou a circulação o Rodrigo se ofereceu para acolher este projeto do meu livro infantil para a cultura de Vera. E eu devo e vou dever sempre este grande reconhecimento, esta acolhida e a valorização ao meu trabalho literário. E quero parabenizar porque é cultura, e eu penso que este trabalho de Vera, valorizando neste nível a cultura é um dos poucos municípios que está contribuindo para esta cultura da cultura, e eu quero dar os parabéns para o município de Vera que fortalece este setor”, destacou Leni.
Além das exposições de Leni no município de Vera, esta parceria teve outros frutos no ano passado Leni realizou em Vera o Café com Leni, onde a população verense pode desfrutar de um delicioso café da manhã e ver de perto as obras de Leni e ouvir um pouco de sua história. E agora a participação do Departamento de Cultura nesta Blitz Literária a convite da escritora. Rodrigo Gomes falou da importância do Departamento estar presente em um evento como este.
“Para nós é uma grande alegria poder fechar o ano de 2020, que foi um ano bem atípico participando desta blitz literária da Editora Ações Literárias, aqui no município de Sinop, através de um convite da escritora Leni Ziliotto. Ela que já nos contemplou com um mega presente que são as telas do livro em telas Uma Floresta, Uma Menina e Uma Maquiagem A Fartura, que está aqui hoje sendo exposto e as pessoas estão podendo passar aqui e ver esta história. E acima de tudo a gente poder fazer parte de um evento como este e poder representar a Prefeitura de Vera, a nossa Cultura em um evento em que se fala de ações para o futuro, e que vai acrescentar sempre no conhecimento das pessoas não tem preço. Então aqui hoje com esta blitz literária estamos tendo os escritores contemporâneos, são exposições, premiações, leituras de sonetos, poemas enfim aquilo que agrada os ouvidos e preparar nossa geração para serem pessoas intelectuais, que avancem no conhecimento sempre”, expôs Rodrigo.
O evento além de contar com a exposição das telas do livro infantil de Leni, contou também com a feira de livros, mas de acordo com a dona da editora Dolores Flor que é a idealizadora do evento ele vai muito além de uma feira de livros é um evento pensado para aproximar os escritores dos leitores. “O importante hoje é que este é um evento diferente, é um novo modelo à blitz literária, ela não é uma feira de livros, não é uma exposição de livro. Ela é um evento para que o escritor possa ter o contato com os leitores. Ele permite que o escritor possa abordar o seu leitor, permitindo que o escritor esteja mais próximo do leitor. Aqui o objetivo hoje é cada escritor abordar o seu leitor, também temos os livros sim a disposição, mas este é o objetivo maior fazer com o escritor encontre seu leitor e vise e versa”, concluiu Dolores.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos