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domingo, 13 de dezembro de 2020

Grande pacote de obras promove transformação na infraestrutura de Cuiabá

Ao longo de quatro anos, o Município executou um conjunto de ações tanto no perímetro urbano quanto na zona rural.
Ao apresentar sua Proposta de Governo para Cuiabá, ainda em 2016, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou a infraestrutura como uma das áreas que receberiam um cuidado especial durante os quatro anos de gestão. Ampliar o sistema de drenagem pluvial, executar um plano de pavimentação no perímetro urbano e também atender de forma continuada a demanda da zona rural foram metas estabelecidas e executadas em todas as regiões da cidade.
Ciente da alta demanda de bairros sem drenagem e pavimentação, logo nos primeiros meses de 2017, foi colocado em prática o projeto que mudaria a realidade vivida por milhares de cuiabanos. Por meio do programa Minha Rua Asfaltada, 223 quilômetros de malha viária foram alcançados, somando as obras que já foram concluídas, em andamento e em processos de licitação. A extensão foi suficiente para realizar o sonho de moradores de cerca de 50 bairros.
“Levamos esse benefício para os bairros mais carentes, mas não deixamos de cuidar da cidade como um todo. Enquanto construíamos novas pavimentações, nossas principais avenidas também foram recuperadas. São os casos, por exemplo, da Fernando Corrêa da Costa, Palmiro Paes de Barros, Dante Martins de Oliveira, Historiador Rubens de Mendonça, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, entre tantas outras”, explica o prefeito.
No mesmo ano, o prefeito lançou o programa Bom Caminho, implantado com a missão de desenvolver um trabalho de manutenção permanente nos aproximados 670 quilômetros de malha viária rural do município. Somado a isso, com um investimento de R$ 4 milhões, seis pontes de concreto foram levantadas em comunidades da zona rural. Já para atender as demandas de menor porte, pontes de madeiras foram substituídas por bueiros celulares.
“Fizemos uma gestão preocupada em tratar com o mesmo cuidado os bairros urbanos e as comunidades rurais. Cuiabá é uma só e não há motivos para fazer diferenciação. O campo e a cidade tem o mesmo valor e, com base nisso, trabalhamos para que os serviços da Prefeitura de Cuiabá chegassem a todos. Digo sempre que onde tiver um cuiabano lá também estará a gestão Emanuel Pinheiro investindo em qualidade de vida”, comenta.
Voltando para o perímetro urbano, a gestão fez história e entregou o primeiro viaduto construído 100% pelo Município. Localizado na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres), o viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai” já está em pelo uso pela população. O mesmo benefício também está sendo levado para a Avenida Manoel José Barbosa que, em breve, contará com o viaduto Murilo Domingos.
Fechando os quatro anos de gestão com chave de outro, o prefeito deu início a maior obra de mobilidade urbana dos últimos 50 anos da Capital, o Contorno Leste. Recebendo o investimento de R$ 125 milhões, a avenida terá 17,3 quilômetros de pista dupla, ciclovia, calçada, canteiro central, iluminação de LED. A via passará por mais de 50 bairros das regiões Sul, Leste e Norte, beneficiando diretamente cerca de 400 mil habitantes.
“Podemos considerar o Contorno Leste como a cereja desse bolo. É uma obra que, além de promover um novo tempo para a mobilidade urbana da Capital, também impulsionará a nossa economia. No nosso plano de recuperação da economia no pós-pandemia da Covid-19, o Contorno Leste é uma peça fundamental, pois irá valorizar dezenas de bairros e impulsionará o crescimento comercial de áreas ainda não exploradas”, pontua Pinheiro.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

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