Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 10 de janeiro de 2021

CORONAVÍRUS: Japão identifica nova variante do coronavírus em viajantes do Brasil

Passageiros infectados estiveram no Amazonas. Governo japonês diz que nova cepa é diferente das que surgiram no Reino Unido e na África do Sul, mas ainda não há evidências de que seja mais contagiosa. O governo do Japão anunciou neste domingo (10/01) que detectou em seu território uma nova variante do coronavírus, em quatro viajantes que vieram do Brasil.
Os quatro passageiros estavam no Amazonas e desembarcaram no aeroporto internacional de Tóquio em 2 de janeiro. Segundo informou o Ministério da Saúde japonês, eles testaram positivo para o vírus após passar um tempo em quarentena no aeroporto.
Citado pela agência de notícias Kyodo News, o chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, Takaji Wakita, disse que a variante é diferente das que foram identificadas no Reino Unido e na África do Sul, que já estão se espalhando por outros países.
O instituto japonês afirmou que, por enquanto, ainda não há evidências de que a nova cepa detectada nos viajantes do Brasil seja mais infecciosa, como se observou nas variantes britânica e sul-africana.
Entre os quatro passageiros, um homem na faixa de 40 anos foi hospitalizado com dificuldade para respirar. Uma mulher em torno dos 30 anos teve dores de cabeça e garganta, enquanto um adolescente desenvolveu febre. A quarta passageira, uma adolescente, não apresentou sintomas, disse o ministério japonês.
O portal G1 informou que procurou o Ministério da Saúde brasileiro, e que este respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda está verificando as infecções registradas no Japão.
Também segundo o G1, até este domingo o Amazonas não havia casos confirmados das novas variantes. O estado enfrenta atualmente uma onda gravíssima de infecções, com a capital, Manaus, vivendo um novo colapso em seu sistema de saúde.
Ao todo, o Amazonas soma quase 213 mil casos de covid-19 e mais de 5.600 mortes ligadas à doença. A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes no estado é atualmente de 136,8 – a terceira mais alta do país, ficando atrás somente do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.
Variante britânica no Japão
O Ministério da Saúde japonês também informou neste domingo que detectou mais três casos de infecção pela variante do Reino Unido em seu território.
No final de dezembro, o Japão suspendeu temporariamente a entrada de cidadãos estrangeiros até o fim de janeiro, após registrar casos de infectados com as novas cepas britânica e sul-africana.
Nesta semana, em meio ao agravamento da epidemia em algumas regiões do país, o primeiro-ministro Yoshihide Suga declarou estado de emergência de um mês de duração em Tóquio e nos municípios vizinhos de Chiba, Kanagawa e Saitama.
No mesmo dia em que o estado de emergência entrou em vigor, na sexta-feira, o Japão registrou um recorde de casos diários de covid-19, com 7.711 novas infecções detectadas em 24 horas, sendo 2.392 somente em Tóquio.
Vacina eficaz contra mutações?
Segundo o governo japonês, estudos serão realizados para confirmar se as vacinas já desenvolvidas contra a covid-19 são eficazes também contra a nova variante que infectou os viajantes do Brasil.
Um estudo preliminar divulgado nesta semana sugeriu que a vacina da Pfizer-Biontech pode proteger contra a mutação encontrada nas duas variantes altamente contagiosas surgidas no Reino Unido e na África do Sul.
O estudo foi realizado por pesquisadores da farmacêutica americana Pfizer em parceria com a Universidade do Texas. Entretanto, ainda não foi revisto por especialistas, uma etapa fundamental do processo científico.
A pesquisa também indicou que a vacina funciona contra outras 15 possíveis mutações do vírus, mas a E484K, também presente na cepa descoberta na África do Sul, não foi testada ainda.
Primeira a ser autorizada para uso na União Europeia, a vacina da Pfizer-Biontech já foi também aprovada nos Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita e ao menos 19 outros países.
A vacina da farmacêutica americana Moderna, que já foi aprovada para uso nos EUA, na União Europeia e no Reino Unido, também está sendo submetida a testes semelhantes contra mutações, assim como as de outros laboratórios.
Os vírus passam por pequenas transformações enquanto se espalham de pessoa para pessoa. Os cientistas utilizam essas modificações para rastrear a forma como o coronavírus se espalhou pelo mundo, desde a sua descoberta na China, há cerca de um ano.
EK/dpa/rtr/ots/cp
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos