PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

CRECI-MT

domingo, 10 de janeiro de 2021

Mike Pence quer ir à posse de Biden, diz mídia

Fonte governamental teria dito que vice-presidente dos EUA comparecerá à cerimônia. Emissora noticia que Pence ainda não descartou afastamento do presidente pela 25ª Emenda da Constituição. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, comparecerá à posse do presidente eleito Joe Biden, mesmo após o presidente americano, Donald Trump, dizer que não irá à cerimônia, noticiaram diversos veículos de imprensa, citando fontes governamentais.
A emissora CNN também noticiou neste domingo (10/01) que Pence não descartou invocar a 25ª Emenda da Constituição dos EUA para afastar Trump do cargo.
As relações entre Trump e Pence -- anteriormente um dos defensores mais ferrenhos do presidente -- esfriaram desde quarta-feira, quando o vice-presidente anunciou formalmente a vitória de Biden na eleição de novembro.
Uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o Capitólio dos EUA no mesmo dia, em tentativa fracassada de impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden, em um motim que deixou cinco mortos e dezenas de presos.
Diversos relatos da mídia neste sábado citaram altos funcionários do governo, dizendo que Pence decidiu comparecer à posse de Biden em 20 de janeiro.
No início da semana, o presidente eleito disse que Pence seria bem-vindo em sua cerimônia de posse, que acontecerá em um formato reduzido devido ao coronavírus. "Ficaríamos honrados em tê-lo aqui e em avançar na transição", afirmou.
Em seu último tuíte antes de ser removido do Twitter na sexta-feira, Trump disse que não compareceria ao evento.
Impeachment
O presidente foi acusado de provocar a violência de quarta-feira e agora enfrenta um inédito segundo impeachment, previsto para começar nesta segunda-feira.
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, advertiu que os democratas lançariam o processo a menos que Trump renunciasse ou Pence invocasse a 25ª Emenda da Constituição, na qual o gabinete destitui o presidente do cargo.
Embora Pence não tenha falado publicamente sobre o assunto, o jornal The New York Times informou na quinta-feira que ele não estaria propenso a invocar o mecanismo, nunca usado antes na história dos Estados Unidos.
25ª Emenda
A emissora CNN noticiou neste domingo que, segundo fonte próxima ao vice-presidente, Mike Pence ainda não descartou a opção de afastamento de Trump através da evocação da 25ª Emenda da Constituição e que deseja guardar essa opção "caso o presidente Donald Trump se torne mais instável".
A mesma fonte disse haver certa preocupação dentro da equipe de Pence de que haja riscos de invocar a 25ª Emenda ou mesmo de um processo de impeachment, já que Trump “poderia tomar algum tipo de ação precipitada, colocando a nação em risco”.
MD/afp/rtr/ots/cp
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos