Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 10 de janeiro de 2021

Mike Pence quer ir à posse de Biden, diz mídia

Fonte governamental teria dito que vice-presidente dos EUA comparecerá à cerimônia. Emissora noticia que Pence ainda não descartou afastamento do presidente pela 25ª Emenda da Constituição. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, comparecerá à posse do presidente eleito Joe Biden, mesmo após o presidente americano, Donald Trump, dizer que não irá à cerimônia, noticiaram diversos veículos de imprensa, citando fontes governamentais.
A emissora CNN também noticiou neste domingo (10/01) que Pence não descartou invocar a 25ª Emenda da Constituição dos EUA para afastar Trump do cargo.
As relações entre Trump e Pence -- anteriormente um dos defensores mais ferrenhos do presidente -- esfriaram desde quarta-feira, quando o vice-presidente anunciou formalmente a vitória de Biden na eleição de novembro.
Uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o Capitólio dos EUA no mesmo dia, em tentativa fracassada de impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden, em um motim que deixou cinco mortos e dezenas de presos.
Diversos relatos da mídia neste sábado citaram altos funcionários do governo, dizendo que Pence decidiu comparecer à posse de Biden em 20 de janeiro.
No início da semana, o presidente eleito disse que Pence seria bem-vindo em sua cerimônia de posse, que acontecerá em um formato reduzido devido ao coronavírus. "Ficaríamos honrados em tê-lo aqui e em avançar na transição", afirmou.
Em seu último tuíte antes de ser removido do Twitter na sexta-feira, Trump disse que não compareceria ao evento.
Impeachment
O presidente foi acusado de provocar a violência de quarta-feira e agora enfrenta um inédito segundo impeachment, previsto para começar nesta segunda-feira.
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, advertiu que os democratas lançariam o processo a menos que Trump renunciasse ou Pence invocasse a 25ª Emenda da Constituição, na qual o gabinete destitui o presidente do cargo.
Embora Pence não tenha falado publicamente sobre o assunto, o jornal The New York Times informou na quinta-feira que ele não estaria propenso a invocar o mecanismo, nunca usado antes na história dos Estados Unidos.
25ª Emenda
A emissora CNN noticiou neste domingo que, segundo fonte próxima ao vice-presidente, Mike Pence ainda não descartou a opção de afastamento de Trump através da evocação da 25ª Emenda da Constituição e que deseja guardar essa opção "caso o presidente Donald Trump se torne mais instável".
A mesma fonte disse haver certa preocupação dentro da equipe de Pence de que haja riscos de invocar a 25ª Emenda ou mesmo de um processo de impeachment, já que Trump “poderia tomar algum tipo de ação precipitada, colocando a nação em risco”.
MD/afp/rtr/ots/cp
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos