Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Edna Sampaio vai propor comissão especial para acompanhar plano de vacinação

A vereadora Edna Sampaio (PT) voltará a se reunir com o Grupo de Trabalho de Saúde do Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos para analisar as listas dos profissionais de saúde que estão sendo vacinados contra a Covid-19 pela prefeitura e discutir o plano municipal de imunização que já começou a ser executado, com 8.027 doses da vacina Coronavac.
Ela informou que vai discutir com o presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) e parlamentares afinados com a pauta da saúde a formação de uma comissão especial na Casa de Leis para acompanhar o plano de vacinação.
A parlamentar protocolou nesta quinta-feira (21) um requerimento na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitando os dados dos profissionais de saúde já atendidos e dos que estão agendados.
Na mesma data, em visita ao Centro de Eventos do Pantanal, onde está acontecendo a vacinação, ela verificou a metodologia de atendimento e triagem e se reuniu informalmente com a titular da pasta, Ozenira Félix.
O controle dos vacinados está sendo feito a partir de listas fornecidas pelas próprias unidades hospitalares e a filtragem, caso necessária, é realizada pela equipe da SMS. No caso das unidades privadas, além da lista, é preciso também fazer agendamento no sistema da prefeitura.
A equipe da Secretaria relatou dificuldades em fazer a triagem, diante de alguns casos de unidades que, por exemplo, estão encaminhando nomes de todos os empregados sem indicar se atuam diretamente com pacientes de Covid-19, mas garantiu que a filtragem é realizada.
A vereadora cobra que as doses sejam direcionadas prioritariamente às unidades públicas de saúde, onde se concentra a maior parte do efetivo de profissionais da área e a maioria absoluta dos pacientes, enfatizando que boa parte dos profissionais atuam nas duas redes, o que acabará promovendo também a cobertura do setor privado.
Para ela, a prefeitura agiu corretamente ao priorizar profissionais da saúde, mas é preciso refinar as prioridades. “A questão sobre a qual a gente deve se debruçar é o quanto nós estamos conseguindo colocar como prioridade aqueles que realmente são prioritários. Este é um desafio para todos nós, que haja esta hierarquização, que o primeiro grupo a ser vacinado seja aquele que está no enfrentamento direto à Covid-19. Eles estão no sistema público e no privado, a questão é identificar exatamente quem são estas pessoas”.
Controle
Na terça-feira (19), Cuiabá recebeu 8.027 doses da vacina Coronavac e a expectativa é que igual quantidade seja repassada pelo governo do Estado para a aplicação da segunda dose.
Segundo a SMS, neste primeiro momento estão sendo vacinados profissionais que atuam em hospitais, enfermarias, UTIs e pronto atendimento a pacientes de Covid-19 na rede pública e privada.
Neusa Baptista/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos