Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 24 de janeiro de 2021

FIQUE ATENTO: Incidência de pedras nos rins aumenta 30% durante o verão, alerta SBU

Urologista Newton Tafuri, que representa Mato Grosso na SBU, lembra que a água é uma grande aliada na prevenção dos cálculos renais.
O verão é a estação favorita do brasileiro, mas acende o alerta para a alta incidência de pedras nos rins 30% maior que em outros períodos do ano. Isso acontece, pois há o aumento da transpiração sem a hidratação adequada para supri-la. Pensando nessa realidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza uma semana de orientação da população sobre a importância de prevenir a formação de cálculos renais.
“A prevenção ainda é a grande aliada da nossa saúde”, pondera o urologista Newton Tafuri, que representa Mato Grosso na SBU, destacando o consumo adequado de água como uma das principais maneiras de evitar as pedras nos rins.
A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, afinal, ela representa em média 70 % do peso total de todo ser humano. “Durante o verão, por conta das altas temperaturas, perdemos maiores quantidades destes líquidos, pois suamos e salivamos ainda mais. Se praticarmos alguma atividade física então, essa desidratação é ainda maior”, observa.
O ideal é consumir de 2 a 3 litros de água diariamente, porém alguns fatores devem ser levados em consideração para o ajuste à realidade do paciente, como constituição física (peso, altura, percentual de gordura corporal) e outras perdas de líquido como respiração ou suor que podem ser decorrentes do clima ou atividades físicas.
A SBU também orienta diminuir o consumo de sal, fazer atividades físicas e perder peso e diminuir o consumo de proteína animal, como carnes, especialmente as não brancas, miúdos e mariscos, especialmente para quem tem problemas com o ácido úrico. Também sugere aumentar a ingestão de sucos cítricos, que protegem o corpo da formação de cálculos renais.
O membro do departamento de Endourologia e Calculose da SBU Dr. Fábio Sepúlveda, estima-se que 1 em cada 10 pessoas no Brasil sofre de cálculo renal. “Essa condição é mais comum entre adultos jovens, entre os 20 a 35 anos e mais frequente em homens. Cerca da metade destas pessoas terão um novo episódio de cálculo ao longo dos 10 anos seguintes e por isso a prevenção é muito importante”, esclarece.
Alerta para vitaminas C e D
Com a pandemia, muito tem sido divulgado sobre os benefícios de ingerir vitaminas como a C e a D, como forma de aumentar a imunidade contra a Covid-19. Porém, o uso dessas vitaminas de forma indiscriminada e sem orientação médica pode ser tóxico e levar a complicações, como altos níveis de cálcio no organismo, no caso da vitamina D, ou acidificar demais a urina, precipitando cristais, no caso da vitamina C, sendo fatores de risco para a formação de pedras nos rins.
Apps ajudam a evitar o problema
Ao sentar-se na mesa do escritório e com tantos afazeres muitas pessoas só se dão conta que não beberam água muitas horas depois, sendo este um fator de risco para o surgimento de pedras nos rins. Mas, ultimamente um aliado está se fortalecendo no combate a esse esquecimento: a tecnologia.
Um estudo publicado no periódico AUA News, da Associação Americana de Urologia, relatou o desenvolvimento de um aplicativo feito por urologistas, que se conecta a uma garrafa de água e ajuda a controlar a hidratação adequada do paciente.
Dr. Fábio Sepúlveda diz que estão disponíveis gratuitamente na Apple Store ou Google Play diversos aplicativos que lembram de tomar água, de acordo a temperatura, a atividade física, idade e peso corporal.
Sandra Carvalho/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos