TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

CONTROLADORIA: 1ª MULHER NO CARGO - Nova controladora-geral de Cuiabá pretende colocar CGM mais próxima das secretarias

Mariana Cristina Ribeiro afirma que ser a primeira mulher a comandar a Pasta é sinônimo de representatividade. A nova controladora-geral de Cuiabá, Mariana Cristina Ribeiro, é a primeira mulher a comandar o órgão. Antes disso foi chefe da assessoria jurídica e secretaria-adjunta da Secretaria de Gestão de Cuiabá até assumir o cargo de secretária da Pasta, ao qual deixou no final de 2020 para assumir a Controladoria Geral do Município (CGM).
A Controladoria Geral do Município é um órgão de controle interno no âmbito da administração municipal que tem a atribuição de garantir a probidade administrativa, prezando pela legalidade nos atos, contratos e convênios. Igualmente, atua na garantia da transparência pública e exerce atividades correlatas ao serviço de auditoria, inclusive as determinadas pelos órgãos de controle externo.
Ao assumir o cargo de confiança dado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, Mariana conta que já estudou sobre o que pretende fazer à frente da Pasta, e segundo ela, uma de suas prioridades é aproximar a CGM das secretarias do Município.
“A minha primeira medida vai ser a criação de uma comunicação efetiva com os DAF's [Diretores Administrativos Financeiros], e prestar uma assessoria eficiente e preventiva. Também quero uma CGM mais participativa e inclusiva, em contrapartida facilitar o acesso da CGM aos órgãos e exercer a atividade que lhe compete. Para que isso seja possível, vamos realizar palestras, treinamentos sobre a atuação da CGM, apresentar as competências da CGM e realizar atividades pedagógicas constantes”, explicou.
“Eu acho que a Controladoria tem uma função importante de dar segurança para o gestor. Quero realmente trazer a Controladoria para perto das secretarias. Isso é a primeira decisão que eu vou tomar. Eu quero tanto agregar, quanto aproximar a Controladoria das Secretarias. E quero trabalhar de perto com os planos de ação, com as consultorias que a gente precisa, que o controle interno nos dê. Porque s vezes a gente nem sabe com o que a gente pode contar e a Controladoria exerce um papel fundamental dentro da prefeitura para os gestores como um todo”, disse.
Mariana Cristina Ribeiro não é uma servidora de carreira, no entanto é advogada e tem experiencia de gestão, além de competência para exercer o cargo com maestria. Em seu discurso a nova controladora afirma que sempre foi uma admiradora do trabalho do controle interno e espera poder desenvolver uma função que inspire outras pessoas.
“Eu tenho projetos muito interessantes o que vai dissolver por toda prefeitura como um todo. Nós temos uma equipe técnica muito competente, sentia falta de uma Controladoria mais próxima e mais presente, então com a Controladoria dentro das secretarias, fazendo o que for possível para melhorar, porque os projetos são vários. O que está bom a gente vai melhorar e o que não está, vamos corrigir, e certamente vamos fazer uma boa gestão juntos. Eu tenho uma característica muito democrática, nós vamos nos sentar, propor, discutir e todos vamos decidir juntos, vamos seguir tudo aquilo que for determinado pelo nosso prefeito Emanuel Pinheiro e o plano de Governo dele. Vamos aumentar os níveis de satisfações da sociedade, implementar as políticas, as promessas de campanha do prefeito e dar segurança para os gestores como um todo” garantiu a controladora.
De acordo com a gestora, as dificuldades que a CGM enfrenta já foram identificadas e agora a frente da Pasta consegue ter uma visão melhor e planeja fazer um levantamento de tudo, realizar projetos para a melhoria do controle interno e em seguida apresentá-los ao prefeito, ao qual ainda agradeceu o novo desafio lhe dado.
“A confiança que ele tem em mim é incrível. Acreditar em mim e no meu trabalho, onde pessoas são tão capacitadas tecnicamente, realmente não tenho nem como agradecer. Eu cheguei como assessora e só cresci dentro da Secretaria [de Gestão], dentro da prefeitura. O reconhecimento que ele teve pelo meu trabalho não tem preço”, disse.
Primeira mulher a frente do cargo
Mariana Cristina Ribeiro é a primeira mulher que assume o cargo de controladora-geral no Município. Antes dela, quem comandava a Pasta era o controlador-interino Wanderson de Arruda Oliveira. Para ela, a importância da representatividade feminina a frente de uma das mais importantes Pastas do Município demonstra muito o que sempre buscou: igualdade.
“É tão satisfatório, eu me preparei muito para viver tudo isso que estou vivendo, porque não basta a gente querer uma oportunidade, a gente tem que estar pronta para ela. Todas as experiências que eu tive, tudo que eu estudei tem me ajudado muito, a maturidade também ajudou muito. Assumir uma Pasta dessas, se você não tiver capacidade, conhecimento, saber lidar com pessoas, você não consegue. Tem que ter uma capacidade de sociabilidade, de gerenciamento de emoções, capacidade técnica em si. Eu digo que isso é o fechamento daquilo que eu sempre acreditei, porque é uma representatividade muito grande. O que eu busquei a vida inteira foi igualdade e não privilégio. Eu escolhi o caminho mais difícil, escolhi entrar pela porta da frente e sentar na mesa com os homens. Ter essa oportunidade teria que ter partido realmente de um homem muito sensível, porque não é qualquer pessoa que daria uma oportunidade dessas para tantas mulheres, igual ocorre na gestão Emanuel Pinheiro”, enfatizou a gestora.
Além disso, a controladora-geral também relembrou a sua passagem e experiência pela Secretaria de Gestão, e como isso agregou ao novo desafio que recebeu de comandar a CGM.
“Eu fechei um ciclo importante na Secretaria de Gestão, foi uma secretaria importantíssima, que é um pouco de tudo e me deu uma bagagem muito grande para eu estar ali, e foi vivenciando as dores das secretarias, sobre o que pode ser melhorado, as dificuldades que eles enfrentam, que eu quis aceitar o desafio para fazer um bom trabalho lá. E nós mulheres temos uma capacidade muito grande de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, a gente tem uma capacidade de lidar com as emoções, lidar com as pessoas e isso ajuda muito quando a gente está fazendo a gestão de algum lugar, e isso representa muito na nossa sociedade, que é fazer nosso melhor, nos entregarmos mais, e os resultados estão aí".
A Controladoria Geral do Município (CGM) está localizada na Avenida Mato Grosso, nº 453, próximo a Escola Estadual Presidente Médici.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos