Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Peru sofre com escassez de oxigênio medicinal

Em meio à segunda onda da pandemia, parentes de pessoas com covid-19 chegam a passar dias em filas para conseguir cilindros de oxigênio. Centenas de peruanos formaram longas filas neste sábado (20/02) para tentar obter cilindros de oxigênio para parentes com covid-19, em meio à escassez do produto, que atinge o país há um mês.
Em San Juan de Lurigancho, um populoso distrito da capital, Lima, mais de 200 pessoas esperavam na fila em frente a uma nova fábrica inaugurada pela paróquia de San Maros, que fornece oxigênio medicinal gratuitamente.
O interessado deve apresentar pedido médico e cópia do documento de identidade do paciente. Na fábrica há vigilância policial, como em quase todos os postos de venda de oxigênio do país.
Os primeiros a receber uma recarga estavam na fila desde a tarde de sexta-feira e dormiram na rua.
Ao mesmo tempo, a televisão mostrou uma fila de mais de 70 veículos - entre carros, vans, caminhões, micro-ônibus e mototáxis - na beira de uma estrada em Pisco, 234 quilômetros ao sul de Lima, esperando para comprar oxigênio.
O Canal N disse que alguns vieram de Lima para conseguir o produto, mas também de Huancavelica (276 km) e Ayacucho (338 km).Cada tanque contém 10 metros cúbicos de oxigênio comprimido. Em Pisco, o metro cúbico vale sete dólares.
De acordo com o governo, a demanda por oxigênio medicinal cresceu 200% no Peru com a segunda onda da covid-19, que quadruplicou as infecções e mortes em relação a dezembro. Do lado de fora da empresa Criogás, em Callao, cidade portuária vizinha de Lima, as pessoas faziam fila por até quatro dias por uma recarga.
O dono da Criogás, José Luis Barsallo, estabeleceu rígidos controles de vendas para se livrar dos revendedores e passou a recarregar os tanques na metade para atender mais pessoas. A mídia peruana o apelidou de "Anjo do Oxigênio" por vender a um preço mais acessível (5,5 dólares por metro cúbico).
Há uma semana, o Chile se ofereceu para doar 40 toneladas de oxigênio ao Peru. No entanto, Lima não conseguiu resolver o problema do transporte.
Com 33 milhões de habitantes, o Peru é proporcionalmente o país sul-americano mais afetado pela pandemia, acumulando 1.269.523 casos confirmados de covid-19 e 44.690 mortes, segundo balanço oficial. Só na sexta-feira, foram registradas 7.719 novas infecções e 201 mortes.
jps (afp, ots)cp
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos