TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS

TRANSPARÊNCIA CORONAVÍRUS
Praça Alencastro, nº 158 - Centro

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Primeira-dama garante PcDs no Qualifica 300 e busca melhorar inserção no mercado de trabalho

Dos 423 participantes que concluíram a 2ª edição Qualifica Cuiabá 300 anos e receberam a certificação, na semana passada, 5% pertenciam ao grupo de Pessoas com Deficiência (PcD). A inclusão desse público no programa de capacitação da Prefeitura de Cuiabá é uma determinação da primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora e principal articuladora da iniciativa social que já beneficiou mais de 5 mil cuiabanos, entre 2019 e 2021.
“A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro prioriza as pessoas que mais precisam do poder público e por isso garantimos o espaço para os PcDs. Dessa forma, eles também estarão preparados para o mercado de trabalho e podem ter mais oportunidade. Além disso, também podem montar um negócio próprio e gerar renda familiar, que é o principal objetivo desse programa”, argumenta a primeira-dama.
Entretanto, a primeira-dama frisa que a capacitação dos PcD’s é apenas um e não o mais importante pilar para o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho e garante buscar formas de contribuir ainda mais para o sucesso desse grupo na busca por emprego e renda.
“Nós sabemos que a qualificação é fundamental, mas não é o determinante no sucesso das contratações e permanência destas pessoas no mercado. A forma como eles são atraídos, selecionados, recebidos e integrados ao mercado são fatores que pesam e iremos sentar com o novo secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, com as pessoas que precisam desse cuidado e com empresários para debater esse processo”, relata.
Segundo Márcia, a ideia é buscar uma agenda com o setor empresarial e discutir a melhor forma de inserção, incentivos para contratação e maneiras de inclusão que garantam o desenvolvimento das funções de trabalho das pessoas com deficiência.
“Não é somente contratar os profissionais. É preciso pensar na inclusão deles de uma forma programática, contendo ações de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de inserir uma cultura organizacional que torne o ambiente acessível. Também é preciso saber que esse público precisa de cuidados no campo comunicacional, arquitetônico e outros para garantir o desenvolvimento de seu trabalho”, explica.
O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens Dias da Silva, o Rubinho da Guia, comemora a atenção da atual administração do Município para a área e reitera que irá trabalhar para que essa valorização seja cada vez maior.
“Parabenizo a primeira-dama Márcia Pinheiro e o prefeito Emanuel Pinheiro, que sempre buscam a humanização. O espaço dado aos PcDs já no Qualifica Cuiabá nos honra e nos deixa muito gratos. Nosso trabalho na Pasta será nesse sentido de buscar igualdade, dentro das necessidades, para todas as pessoas com deficiência”, destaca Rubinho.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos