TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19

TODOS JUNTOS CONTRA A COVID-19
Acompanhe os números de evolução da doença pelo painel do Ministério da Saúde

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

MPF em Cuiabá

MPF em Cuiabá
Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio (R. Nestelaus Devuisky) Bairro Jardim Primavera

quinta-feira, 4 de março de 2021

DOE SANGUE: MT Hemocentro completa 27 anos com atendimento especial e parcerias

Doações de sangue poderão ser agendadas nos dias 13 e 27 de março, das 7h30 às 12h. O mês de março marca a comemoração de 27 anos de existência do MT Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso. Na programação especial deste mês, está previsto o funcionamento da sede aos sábados, dias 13 e 27 de março, das 7h30 às 12h.
Será possível doar sangue e medula óssea, além de participar das campanhas de doação com as seguintes instituições públicas e particulares: Polícia Militar, Projeto Alegrando Vidas, Igreja Adventista e Abutre’s Moto Clube. O Projeto Alegrando Vidas é uma iniciativa de alunos de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), com a transmissão de uma live pelo YouTube no dia 4 de março, a partir das 19h. O evento contará com a palestra da pedagoga, psicóloga e servidora do MT Hemocentro, Sibeli Baralle Baicere, sobre o tema: “Compreendendo a doação de sangue: pré-requisitos e cuidados pós-doação”. Os acadêmicos de medicina também vão apoiar o banco de sangue público na convocação de novos doadores de sangue e medula.
“Todos os dias vários serviços de saúde precisam de sangue e componentes para cirurgias e procedimentos terapêuticos. Quem puder, doe sangue e contribua com esse ato de solidariedade e responsabilidade social”, destacou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Devido à pandemia, o MT Hemocentro está agendando as coletas de sangue. As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar pela internet, por meio deste link.
Doação e imunização
Com a vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso, as unidades hemoterápicas solicitam que a população doe sangue antes da imunização. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, existe delimitação de tempo de inaptidão para a doação de sangue.
No caso da CoronaVac/Butantã quem se vacinar deve aguardar 48 horas após cada dose para doar sangue. No caso da AstraZeneca/Fiocruz, 7 dias após cada dose. Por essa razão, é importante o doador que foi vacinado leva o cartão de vacinação, caso contrário será considerado o prazo da inaptidão de maior tempo (7 dias).
Rose Velasco/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos