Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 17 de março de 2021

Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá faz campanha de incentivo à doação de sangue

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG), promove nesta quinta-feira (18.03) das 8h às 17h, no Ambulatório de Fissuras uma campanha de doação de sangue na unidade. A ação tem como objetivo sensibilizar a população e colaboradores para a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas.
Devido a pandemia do coronavírus, os estoques de sangue estão em baixa. Dessa forma, o hospital faz a campanha para conseguir doadores. Para evitar aglomerações, o atendimento é realizado mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone (65) 3363-7026. Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em componentes como hemácias, plaquetas e plasma. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.
“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade. É um ato de vida, de cidadania e de amor ao próximo. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, precisamos ter essa conscientização e realizar a doação”, acrescenta a diretora Assistencial do HG, Caroline Moura.
QUEM PODE DOAR?
É importante lembrar que doar sangue é seguro. Não há riscos de contrair doenças e o organismo repõe rapidamente o sangue doado. Para ser um doador, é preciso apenas levar um documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter boas condições de saúde e descansar na noite anterior à doação.
No caso de menores de 18 anos, será necessário apresentar uma autorização do responsável. Para doar sangue, a pessoa precisa seguir algumas orientações. Por exemplo, se o voluntário teve o coronavírus, deverá aguardar 30 dias para realizar a doação.
Também não poderá doar sangue de imediato quem estiver com sintomas de gripe ou resfriado. Além disso, pessoas que tomaram a vacina contra Influenza ou covid-19 devem aguardar 48h para doar. Caso tenha tomado as vacinas, é necessário o doador de sangue levar o cartão de vacina.
Outras recomendações também são necessárias. Confira:
- Não estar em jejum;
- Repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Soraya Medeiros/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos