Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 21 de março de 2021

MULHERES NO SAMBA: Deize Águena, de professora de matemática a ícone da MPB e do samba

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc busca dar visibilidade às sambistas locais e fortalecer o movimento das mulheres nas rodas de samba.
O projeto Mulheres da Roda de Samba conta com a participação da experiente artista cuiabana Deize Águena. Formada em Matemática, Deize atuou nas salas de aula como professora para o ensino médio e superior, mas desde cedo já tinha relação com a música. “Em 1998 eu passei a me apresentar como cantora popular em bares e eventos”, relata a cantora, levando sua marca com a música popular brasileira, sendo seu foco os grandes sambas afros.
De lá para cá, Deize já se apresentou em diversos festivais e eventos como “Cartola 100 anos”, “Show Minha Missão - Cantando as poesias de Paulo César Pinheiro”, e “2º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba - Ano Leci Brandão”, dentre muitos outros.
Entre 2000 a 2010 foi cantora do Grupo Vocal Candimba e Grupo Vocal Feminino Boca de Matilde.
Desde 2005 Deize integra o TRIO BRASILIS, que em janeiro/2021 comemorou seus 15 anos de história se apresentando de uma forma bem diferente: um drive-in show, no estacionamento do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, realizado pela Lei Aldir Blanc MT Nascentes.
Em 2020, em meio à pandemia, quanto todos tiveram que se reinventar em novos formatos de trabalhos e apresentações, Deize fez parte, como cantora e parceira, do IXPIA O FESTIVAL, sendo a 1ª edição em abril/maio, realizando 70 lives em 10 dias, e a 2ª em set/out com 200 lives em 40 dias.
Nesse período atípico, ela também se descobriu compositora.
Siga https://www.instagram.com/deizeaguena/ .
O projeto
O projeto Mulheres na Roda de Samba reúne produtoras, cantoras, compositoras e instrumentistas sob a coordenação das produtoras Liliane Nascimento e Luanda Taiana. Contemplando pela lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a iniciativa visa dar visibilidade a sambistas locais e fortalecer o movimento das mulheres nas rodas de samba.
Para tanto, está divulgando individualmente cada uma das integrantes por meio do Instagram, Fanpage e da mídia espontânea. A apresentação que marcará o fechamento do projeto ainda está sem data definida, mas ocorrerá dentro das normas de segurança de enfrentamento à Covid-19 e dos decretos vigentes.
Integram o grupo de sambistas do projeto: Deize Águena, Sandra Regina, Fadia Ravilã, Larissa Paddilha, Josita Priante, Bia Boreo, Rita Cassia, Mariana Borealis, Andréa Rosa Oliveira, Ju Grisólia, Juma Yara, Bia Scaff, Kalinca Nunes, Mônica Campos e Ana Juliene.
Para conhecer e acompanhar o projeto basta seguir no instagram https://www.instagram.com/mulheresnosambacba/ e curtir no facebook https://www.facebook.com/mulheresnosambacba .
Sandra Carvalho/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos