PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sábado, 6 de março de 2021

O valor da advocacia pública na vida da cidade

Talvez o cidadão cuiabano não saiba, mas tem a seu favor um advogado público. Há quem tenha por compromisso trabalhar continuamente na manutenção de seus direitos enquanto garante a defesa dos interesses do Município.
A Advocacia Pública, cujas funções são desconhecidas por muitos, opera incessantemente no resguardo da cidade, assegurando as necessidades da vida em comunidade e viabilizando juridicamente as mudanças necessárias para o crescimento do nosso município. Neste dia 7 de março, celebramos o Dia Nacional da Advocacia Pública, ofício este consubstanciado - em âmbito municipal – por meio da Procuradoria Geral do Município.
A advocacia pública municipal atua muito além de função essencial ao exercício da Justiça. Ela se concretiza como função essencial ao dia a dia da própria cidade.
Parafraseando a célebre afirmação de Franco Montoro, antigo governador do Estado de São Paulo, “ninguém mora no Estado ou na União. As pessoas moram nos Municípios”, vemos a relevância do nosso mister e os desafios que enfrentamos na proteção do interesse coletivo e assessoramento do gestor na execução de políticas públicas indispensáveis à Capital.
Seja na organização do planejamento urbano ou no resguardo do direito à saúde; na defesa do meio ambiente ou na produção de leis que ditam a rotina da cidade; no recolhimento de tributos que darão vida a inúmeros projetos voltados à população, ou na judicialização de causas que protegerão o patrimônio, onde quer que se imagine o quotidiano do cuiabano, a Procuradoria do Município se faz presente neste processo, preventiva ou judicialmente, compondo parte da cadeia de ações que regem esta municipalidade.
É atribuição do advogado público analisar as ferramentas jurídicas adequadas na concretização dos ideais do gestor, estudar caminhos para viabilizar a execução do que fora planejado e salvaguardar o orçamento público na indicação da melhor hipótese legal diante do caso concreto.
O discernimento para apontar soluções jurídicas em situações de crise, bem como enfrentar os percalços e intempéries da Administração Pública, é tarefa destinada àqueles que entendem a relevância de servir ao cidadão e proteger o interesse público a todo custo.
É, indiscutivelmente, uma vocação, dadas as dificuldades que se apresentam à Administração ano após ano e as responsabilidades inerentes às tomadas de decisão, especialmente em situações de calamidade, como enfrentamos no momento atual.
Como peça fundamental no funcionamento do Estado, a Procuradoria é intermediária entre o município e o Judiciário, o gestor e a política pública, a crise e a solução, uma vez que é instrumento no assessoramento do Poder Executivo e na representação do Município, transportando e analisando o conflito de interesses por meio de seu único veículo de comunicação: o advogado público.
Por isso, uma Procuradoria forte e estruturada é sinônimo de credibilidade aos cidadãos, amparo ao gestor e garantia da máxima efetividade na aplicação da lei. O equilíbrio entre a aplicação da técnica e a especialidade em servir ao Estado, culminando no melhor para seus administrados e quem os lidera.
Reconhecer e validar o dia da Advocacia Pública é valorizar quem serve à cidade primando pelos seus mais fundamentais interesses. É o ateste de que as ferramentas legais estão sendo utilizadas em prol da segurança jurídica de cada cidadão cuiabano.
Débora Megid é procuradora do município de Cuiabá e presidente da União dos Procuradores do Município de Cuiabá (Uniproc). Contato: uniproc.cuiaba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos