Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 27 de março de 2021

VACINAÇÃO: Deputados contestam a inversão de valores na vacinação de presos antes dos agentes da segurança pública de MT

Os parlamentares Dr. Leonardo e Delegado Claudinei lutam para a inclusão dos integrantes da segurança pública como prioridade na imunização.
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) busca garantir a inclusão dos profissionais da segurança pública de Mato Grosso na lista de prioridade imediata de vacinação contra a Covid-19. Para resolver essa situação, o parlamentar solicitou apoio e intervenção do coordenador da bancada federal de Mato Grosso, deputado Dr. Leonardo (SD), para que a categoria seja beneficiada já que os servidores mantêm, de forma contínua, a prestação de serviços para a sociedade desde o início da pandemia.
A assessoria jurídica de Claudinei chegou a levantar informações sobre a situação dos servidores que foram acometidos pela doença por meio das instituições de segurança pública e sindicatos. Os dados apontaram que foram infectados mais de 2 mil profissionais ativos e ocorreram cerca de 21 mortes dentro da categoria.
Inversão de Valores
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 priorizou a imunização da população carcerária antes dos integrantes da segurança pública, o que gerou desconfortos para a categoria. “As forças de segurança pública se expõem à Covid-19 e a outros perigos diariamente. É uma inversão de valores vacinar primeiro quem está pagando por um crime e deixar as forças de segurança que nos protegem do crime para depois. Por isso, solicitei ao Ministério da Saúde e ao governo de Mato Grosso a inclusão das forças de segurança nas fases prioritárias. Nessa luta, conto com o deputado estadual Delegado Claudinei”, declarou Dr. Leonardo.
Segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, as autoridades da saúde devem dar prioridade à vacinação de servidores e pessoas privadas de liberdade para evitar o aumento de gastos com a prevenção e assistência à saúde e gerar o aumento de presos infectados nas unidades hospitalares. Também apontou que 42.517 presos foram contaminados e 133 chegaram ao óbito pela Covid-19, entre março de 2020 e janeiro de 2021, conforme dados apresentados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
“Não compreendo essa inversão de valores. Cheguei a visitar 13 polos regionais da Região Integrada de Segurança de Mato Grosso, ano passado, vi de perto a situação do Sistema Penitenciário. As visitas estavam interrompidas, os presos estavam tendo atendimentos por meio de videoconferência para evitar a disseminação da doença. Sem contar que o detento que acabava de ser preso, ficava isolado dos outros presos, em observação, até terem a certeza que não estava contaminado para se juntar aos demais. Até os projetos de ressocialização, conforme a atividade, tiveram que ser suspensas”, declara Claudinei.
Avanços – Claudinei apresentou indicação de n.º 1.984/2021, nesta segunda-feira (22), à Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para priorizarem a imunização aos integrantes da segurança pública. Logo, o parlamentar ficou satisfeito ao saber que o ministro André Mendonça, no dia seguinte, enviou ofício ao Ministro da Saúde e citou a situação de vulnerabilidade destes profissionais que estão trabalhando nas ruas com altos riscos de contaminação.
Pandemia - Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 25 de março de 2021, já são 297.712 casos confirmados de Covid-19, com 7.168 óbitos.
LEGENDA F1: Deputados Dr. Leonardo e Claudinei em parceria para imunização da segurança pública de MT
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos