Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Educação e Pandemia: Os caminhos que trilhamos!

Vivemos esperando por dias melhores, dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás, esta é uma letra de uma linda canção nacional, que tem muito haver com o momento que vivemos em que a educação não pode deixar para trás os seus filhos, os seus apaixonados educadores e que entendem a força desta para uma nação mais forte.
Os dias vão passando, as notícias vão surgindo, é sempre interessante pensar se o que vivemos é uma mudança para o bem e para o mal, e com certeza vão ter pessoas que vão opinar dos dois lados, que há vantagens e que há desvantagens, tudo depende da maneira como se olha para o sistema educacional.
Importante refletir que as mudanças não vieram somente para as crianças e nem somente para quem está em banco de universidade, a mudança veio para todos, imagina você em um banco de universidade com todo o aparato para lhe dar suporte, e agora imagina você da sua casa, do outro lado de uma tela, tendo somente como base para lhe dar suporte à internet, e o famoso pai dos burros “google”, que também é importante entender que é de uma insensatez gigante este pensamento, pois todo o conteúdo disponibilizado neste espaço foi alocado por um ser humano, então como dizer que ele não nos ensina? Sim, ele nos ensina, mas porque em algum momento algum ser humano o explicou primeiramente.
Estes dois anos de educação prejudicada em um país que já tem índices alarmantes como o do PISA, onde são avaliados aspectos como: leitura, matemática e ciências, onde o Brasil entre as 79 Nações ocupa a 57ª posição, muito atrás de países como México, Costa Rica, Uruguai e Chile, países todos latinos americanos que aparentemente demonstram desenvolvimento menor que o Brasil, que é o líder deste grupo de países.
O Ministério da Educação com o pensamento de contenção das reprovações tem orientado aos educados, instituições de ensino por todo o país que seja fortalecido o ensino e que seja aprovado os alunos em estágio de estudo, visando a não prejudicar os mesmos, os retendo na série que estavam em 2020, isto é bom ou ruim? Qual a visão disto? É um dever como cidadão pensar nestas questões.
Jogando a médio e longo prazo, é interessante e com certeza muitos pesquisadores estarão atentos a isto, teremos em mais 10 a 15 anos um índice alto de formandos do ensino médio com idade superior a 17 anos de idade, isto vinha diminuindo, mas vai aumentar e pode ter certeza que é resultado do que se vive atualmente, outro indicador importante é a evasão, para quem gosta de estudar a evasão escolar, terá um prato cheio nos próximos anos para estudos e por fim dentro desta mesma linha de pensamento, haverá um barateamento do ensino, isto é bom, talvez, olhando inicialmente pode se pensar que este barateamento facilita o acesso, mas não é bem assim somente, pois com este pensamento vem o sucateamento, como as Universidades e Centro de Ensinos vão melhorar a educação se estão diminuindo custos?
Várias são as perguntas e questionamentos futuros, o mais importante é que a sociedade esteja pronta para se reinventar nos próximos anos, que possamos construir um país melhor, alicerçado na educação e no conhecimento e que isto realmente seja à força de uma Nação forte e vencedora.
Ederaldo Lima - Empresário Contábil, Mestre em Ciências Contábeis, Representante dos Contadores perante SEFAZ MT, e Membro da AMACIC/MT e IBGC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos