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segunda-feira, 5 de abril de 2021

Missão: Vendedor

Ser um vendedor de alta performance está muito além do que uma arte ou sobre dominar técnicas avançadas de vendas. Ser vendedor é antes de qualquer coisa, uma questão de espírito. Espírito de servir ao próximo.
Entender e perceber isso é importante para que você vendedor, por meio da sua profissão, ajude e contribua para que o seu cliente cresça e consiga agregar valor ao negócio dele antes de pensar no seu próprio resultado. A Missão do vendedor é ajudar o cliente a evitar um problema, a resolver um problema ou obter um benefício.
Mas, muitas vezes, nos vendedores, nos preocupamos demais com o que temos que ter como: atingir metas, com processos e atividades, com resultados financeiros, com planilhas, com processos e atividades e acabamos que deixamos de lado algo que é mais nobre que é nossa missão de vendedor. Quando começar a perder o foco e a só se preocupar e pensar nas atividades cansativas e muitas vezes repetitivas, que tem que fazer, nas infinidades de tarefas que tem que cumprir e nas cobranças que, sei que não são poucas, vem de todos os lados tanto profissional como pessoal.
Lembre-se que existe algo muito maior do que isso, que é a sua missão de vendedor. E que, se você deixar de cumpri-la e não a fizer por questões pessoais, o cliente não vai conseguir evitar um problema resolver um problema ou obter um benefício.
Importante, pode ser que ele (o cliente), não perceba o valor que você, sua empresa, produto ou serviço agregue ao negócio dele. E que por isso, o seu resultado naquele cliente demore a acontecer e que será preciso investir mais tempo e insistir para isso ocorra. Perceba, isso não muda a sua missão.
Além disso, o seu processo de vendas, com aquele cliente pode se tornar mais complexos e talvez você irá ter que usar técnicas e argumentos diferentes, novamente, isso não muda a sua missão.
Quando entramos em um processo de vendas, é normal estarmos otimistas e com muita esperança que iremos conseguir fechar a venda e muitas vezes não é isso que acontece. Não tem problema se acontecer isso, o problema aparece quando essa negação começa a afetar psicológico e você começa a ficar com uma reação negativa em relação ao cliente e para consigo mesmo.
Em vendas e na vida, o importante não é o que acontece com a gente. É o que a gente faz com o que acontece com a gente. É preciso ter a atitude de se elevar e levar energia positiva para o outro.
Ser vendedor é ter consciência que na maioria das vezes iremos ouvir um não ou nem sempre vamos ouvir o sim imediatamente. Não importa o sim ou não do cliente. O que realmente importa é que o cliente vai sinalizando o meu processo
de melhoria e eu vou caminhando passo a passo em direção ao meu objetivo que no final vai me dar um resultado positivo, mas, ele o cliente, também vai receber algo positivo nesse processo de evolução.
Lembre-se que você está em uma jornada. Ela tem um grande motivo que é a sua meta seja financeira, volume ou outra que precisa ser atingida, mas, acima dela está a sua missão de vendedor.
Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com / @shipum

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