Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Navio americano da Segunda Guerra é achado nas Filipinas

Expedição diz ter realizado o mergulho mais profundo da história para chegar ao navio de guerra USS Johnston, que naufragou em 1944 após ataque das forças japonesas. Embarcação estava a 6.500 metros de profundidade.Uma expedição nas Filipinas encontrou os restos de um navio da Marinha dos Estados Unidos que afundou durante a Segunda Guerra Mundial, no mais profundo mergulho da história em busca de uma embarcação naufragada, disse neste domingo (04/04) um membro da equipe.
"Acabamos de dar o mergulho mais profundo da história para encontrar os destroços principais do contratorpedeiro USS Johnston", disse Victor Vescovo, fundador da empresa americana Caladan Oceanic e piloto do submarino que localizou o navio.
A embarcação estava situada a quase 6.500 metros abaixo do nível do mar. "Localizamos dois terços da parte dianteira do navio, de pé e intactos, a uma profundidade de 6.456 metros. Três de nós, em dois mergulhos, examinamos o navio e prestamos homenagem à sua valente tripulação."A equipe filmou, fotografou e estudou os destroços do USS Johnston na ilha de Samar durante dois mergulhos de oito horas no mês passado, segundo informou a Caladan Oceanic, uma companhia privada de tecnologia submarina com sede no Texas.
O navio de 115 metros de comprimento naufragou em 25 de outubro de 1944 durante a Batalha do Golfo de Leyte, considerada a maior batalha naval da Segunda Guerra, quando as forças americanas buscavam libertar as Filipinas – então uma colônia dos EUA – da ocupação japonesa.Apenas 141 dos 327 tripulantes do USS Johnston sobreviveram, de acordo com os registros da Marinha americana.
A localização do contratorpedeiro no mar das Filipinas foi descoberta em 2019 por outro grupo de expedição, mas a maior parte dos destroços estava fora do alcance do veículo usado na época, operado remotamente.
Agora, a expedição financiada pela Caladan Oceanic, a bordo de um submarino tripulado, encontrou a proa, a ponte de comando e a parte central do navio intactas, com o número "557" no casco ainda visível. Duas torres de artilharia, pontos de reserva de torpedos e vários suportes de canhão continuavam no mesmo lugar, afirmou a equipe.O historiador e navegador da equipe Parks Stephenson afirmou que os restos do navio resistiram bem aos danos infligidos durante a intensa batalha há mais de 75 anos.
"Ele foi atingido por disparos do maior navio de guerra já construído – o Yamato, da Marinha Imperial Japonesa – e disparou de volta ferozmente", afirmou Stephenson.
ek (AFP, ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos