Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 6 de abril de 2021

O que uma suplementação errada pode fazer com seu coração?

A cena é cada vez mais comum nas academias. A pessoa se matricula, começa a fazer musculação, ouve “indicações” dos amigos, instrutores e 2 semanas depois decide tomar suplementos alimentares.
Não é levado em consideração que cada pessoa tem um metabolismo e um tipo de treinamento específico que exige diferentes esquemas de suplementação. O uso indiscriminado e desorientado dessas substâncias pode sobrecarregar alguns órgãos. Carboidratos e proteínas são os mais usados. Sendo que o carboidrato serve para antes ou durante o treino intenso ou longo como a maltodextrina que impede o déficit no rendimento e prevaleça uma condição muscular satisfatória.
Mas é só para atletas. Quem apenas malha pode suplementar com alimentação adequada.
PROTEÍNAS
Um alerta especial para quem é diabético. Visto que produtos com carboidratos desequilibram as taxas de açúcar no sangue. O que pode comprometer a saúde.
As proteínas promovem a formação e recuperação das lesões nas fibras musculares devido ao esforço intenso e repetitivo d eum treino pesado. No entanto, quando esse músculo se recupera logo após as atividades, ele ganha volume e força. Se for apenas um treino leve para manter o corpo, 70 gramas de proteínas são suficientes, o que pode ser feito com uma boa dieta alimentar.
Tomar proteína sem treinar uma parte será excretada e o restante será transformado em gordura, o que aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, pode haver sobrecarga de alguns órgãos, principalmente os rins.
Eles precisarão trabalhar mais para metabolizar todas essas substâncias que deverão ser eliminadas pela urina. Se a pessoa já tiver alguma predisposição, ela pode sofrer de insuficiência renal.
ANABOLIZANTES
O perigo para o coração se encontra nos esteróides anabolizantes, produtos proibidos no país que promovem o crescimento muscular rápido.
O coração pode apresentar deficiências a partir da quarta semana de uso de anabolizantes, e pode ocorrer a hipertrofia cardíaca – que costuma permanecer no corpo por até um ano após o seu uso, bem como a perda da força da contração do coração, esta de modo irreversível. Sinais como o aumento da pressão arterial , alterações das paredes dos vasos sanguíneos e elevações dos triglicérides também podem ser sinais decorrentes ao consumo de anabolizantes.
Além das complicações cardíacas, ocorre também a modificação das funções fisiológicas do fígado, que resulta em elevação do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL), com a ingestão de anabolizantes. Para os homens pode ocorrer a atrofia do órgão sexual, além de paralisação da fabricação dos espermatozoides e as mulheres tendem a masculinização completa.
Os esteroides anabólico-androgênicos, mais conhecidos como anabolizantes, são substância que contém o hormônio chamado de testosterona, bem como derivados. Este é um produto de uso medicinal legalizado. As pessoas recorrem a esse tipo de hormônio com a finalidade de aumento da massa muscular e da força física, além de melhor resultado no desempenho físico.
Para quem deseja músculos maiores e não atinge o resultado apenas com a musculação, a procura de um nutricionista do esporte, que seja bem referido e ético é o recomendado. Assim o resultado desejado será alcançado de forma saudável e eficaz, caso o paciente siga as indicações feitas pelo profissional.
TERMOGÊNICOS
Ainda há o grupo que decide perder peso de maneira rápida e apelam para os chamados termogênicos. Algumas substâncias ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura do corpo, o que favorece a queima de calorias. Em sua composição há substâncias como pó de guaraná, pimenta, cafeína e taurina. O problema é que alguns produtos possuem componentes proibidos no Brasil e não trazem a informação no rótulo. É aí que mora o perigo.
Os termogênicos podem afetar também o coração. Se o suplemento tiver efedrina ou algum composto dessa família, por exemplo, os estímulos de contração do músculo cardíaco podem aumentar para que mais sangue circule pelo corpo. Dessa maneira, o coração irá trabalhar mais. Para quem tem problemas cardíacos ou predisposição e não sabe, tal efeito pode ser um problema. Por isso, é fundamental consultar um médico e nutricionista antes de iniciar atividades físicas regulares, e deixar bem claro que você pode ter interesse em utilizar suplementos para que a ingestão seja feita de forma consciente e segura.
Por isso respeite os limites do corpo. Não tente resultados rápidos que além de não serem duradouros ainda podem prejudicar sua saúde o resto da vida.
Mais que ter um físico de dar inveja é preciso ter saúde. Pense nisso!
Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194. Email: maxwlima@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos