Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Relator apresenta projeto para uso do 'agro' para fabricar vacinas contra a Covid-19

Wellington Fagundes disse que vai propor ao presidente do Senado que o projeto seja pautado o mais rápido possível: “Precisamos salvar vidas”.
Convicto de que a única alternativa para imunização dos brasileiros se dará com a produção de vacinas, a partir de transferência tecnológica, o relator da Comissão Especial do Senador, Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, apresentou Projeto de Lei que autoriza as estruturas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário para produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil. O projeto recebeu o número 1343/2020.
Wellington Fagundes disse que vai propor ao presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) que trate a proposta como prioridade para que a matéria seja levada a plenário nos próximos dias. “A aprovação desse projeto oficializa a alternativa – a única disponível no momento – para que a população possa ser imunizada porque não existe vacina disponível no mundo” – disse.
No final de semana, a utilização dos laboratórios do agro para produzir vacinas contra Covid-19 foi tema da conversa entre o presidente do Senado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Pacheco considerou a proposta, conduzida por Fagundes, como “possibilidade concreta” e que está sendo trabalhada pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, três grandes laboratórios podem ser usados de imediato na produção de vacinas. Eles são classificados em nível NB3+ de biossegurança. Segundo o projeto, as plantas industriais deverão ser usadas desde que “cumpram todas as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas humanas”.
Fagundes ressaltou que a indústria de saúde animal, conforme documento enviado pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Saúde Animal (Sindan), detém a tecnologia necessária paro o cultivo, inativação e preparo de vacinas de vírus inativados, como é o caso de algumas das vacinas contra o novo coronavírus.
“O Brasil está muito atrasado na vacinação contra a Covid-19, especialmente em comparação com outros países do mundo” – frisou o senador, ao lamentar a marca dos 4 mil óbitos por dia. Ele ressaltou que a falta de vacinas é o principal fator para o cenário de atraso na vacinação e, consequentemente, do colapso do sistema de saúde, com falta de leitos de terapia intensiva e carência de oxigênio medicinal, de medicamentos e de insumos essenciais.
Uma vez aprovado, segundo o relator da Comissão do Senado, o projeto vai facilitar e estimular a realização dos trâmites necessários à utilização das plantas industriais para a produção de vacinas contra a covid-19, ampliando, assim, a oferta de doses de vacina e acelerando a imunização da população brasileira. “Precisamos evitar mais mortes e permitir o retorno do País à normalidade, o mais rápido possível” – disse.
Nesta segunda-feira (12), a Comissão do Senado aprovou requerimento pedindo ao ministro Marcelo Queiroga, informações atualizadas sobre as providências já adotadas pelo Ministério da Saúde para a adaptação e utilização de estruturas industriais destinadas à produção de vacinas animais para a produção de vacinas contra a covid-19.
Inspeção in loco
A Comissão Temporária do Senado, a pedido do relator Wellington Fagundes, aprovou a realização de diligência externa nas três fábricas de produtos veterinários classificadas com nível de segurança NB3+, potencialmente utilizáveis para a produção de vacinas humanas contra a covid-19, conforme discutido na reunião desta Comissão realizada em 29 de março de 2021.
A data da inspeção ainda será definida pelo presidente da CT, senador Confúcio Moura (MDB-RO).
Da assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos