Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Vencendo os Gigantes da Alma: Ódio

Com esse artigo, intitulado “Ódio”, o sétimo sobre os Gigantes da Alma a serem vencidos, encerramos nossa sequência. Aqui, já falamos em artigos anteriores sobre os outros seis, na seguinte ordem: ANSIEDADE, MEDO, IRA, AMARGURA, DESESPERO e SOLIDÃO. Espero que, de alguma forma, tenha alcançado sua reflexão e, por conseguinte, a primazia de ter melhorado, ainda que por momentos, a sua vida. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”, I João 4:20.
“Aquele que diz que está na luz e odeia a seu irmão, até agora está em trevas”, I João 2:9. “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele”, I João 3:15. “Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos”. I João 2:11.
O Ódio é um sentimento de profunda inimizade; paixão que conduz ao mal que se faz ou se deseja a outrem; ira contida; rancor violento e duradouro. Viva repugnância, horror. Aversão instintiva, antipatia. Ódio mortal ou figadal, o que é muito intenso e leva uma pessoa a desejar a morte de outra. O Ódio está sempre acompanhado por um sentimento ruim.
Vemos na Bíblia a história de Caim e Abel. Eram os únicos filhos de Adão e Eva, viviam sempre ao lado dos pais e tinham tudo à sua disposição e tudo para serem unidos, prósperos e felizes. Porém, Caim passou a odiar a seu irmão em virtude da inveja despertada pelo fato de Deus ter atentado para a oferta dele. O Ódio assimilado leva à vermelhidão dos olhos e à irracionalidade, envenena o sangue, levando a dar lugar à malignidade e brota, instantaneamente, no coração, o desejo de eliminar o objeto odiado, mesmo que esse objeto seja seu próprio irmão. O odioso não tem compaixão, nem misericórdia, o odioso quer a aniquilação do outro. Muitas vezes mascaramos o ódio em nossos corações e dizemos: eu não odeio, apenas não tenho simpatia e não tolero tais pessoas. Meu irmão, se você evita outros, isso se chama ódio mascarado, então é ódio mascarado ou escondido.
O Ódio traz consigo um pacote de maldades a si mesmo, como: estresse, sofrimento emocional e psíquico, gastrite, úlcera, depressão, câncer e até a morte.
Então, há cura para o Ódio? Sim, existe, e essa cura se chama JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS. A cura começa no exato momento em que você decide liberar o perdão à pessoa a quem odeia ou não quer bem. Não é necessário sentir, é necessário querer. Quando você decide querer perdoar e substituir o sentimento de ódio pelo sentimento de amor, através da confissão de Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, o Espírito Santo encherá o seu coração.
Diz a Bíblia: “Porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, Romanos 5:5. “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados”, Provérbios 10:12.
Caminhos para cura do ódio podem se dar: 1. Se encher do Espírito Santo! “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”, Efésios 5:18. 2. Rejeitar firmemente toda ira e furor! “Deixa a ira, abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal”, Salmos 37:8. 3. Lançar fora todo sentimento de ira e cólera! “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”, Colossenses 3:8. 4. Falar de forma tranquila, branda e serena! “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”, Provérbios 15:1. 5. Transferir todo assunto de ira para Deus! “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”, I Pedro 5:7. 6. Vencer o mal com o bem! “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”, Romanos 12:21. 7. Pensar em coisas boas e buscar a Paz! “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo oque é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”, Filipenses 4:8-9. 8. Utilizar a virtude da longanimidade! “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”, Gálatas 5:22.
Encerro esse ciclo dos Gigantes da Alma a serem combatidos com uma oração. “Meu Deus e meu Pai, nesta hora em tua presença, em nome do senhor Jesus Cristo, eu confesso que sou pecador e, por causa do pecado, tenho armazenado ódio em meu coração. Reconheço que sou pecador e peço perdão em o nome de Jesus Cristo. Lava-me no sangue precioso que foi vertido na Cruz do Calvário e torne-me limpo e alvo. Dá-me a unção do Espírito Santo e encha-me. Faça transbordar o meu coração de amor e ajude-me a amar incondicionalmente, em nome de Jesus”.
Como já havia dito em meu primeiro artigo sobre os Gigantes da Alma, após concluir os sete gigantes a serem combatidos, tratarei em outros três artigos vindouros sobre sentimentos a serem agigantados. Fica para nossos próximos encontros. “JEOVÁ SHALOM!”
EDER DE MORAES DIAS é ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso; Casa Civil MT; Secopa MT 2014; MT FOMENTO; Articulação Institucional em Brasília; Ex-Diretor de Portos da Metamat; Ex-secretário de Educação VG; Ex-secretário de Governo VG; Ex-secretário de Fazenda VG; Bacharel em Direito; Gestão Comercial; Gestão de Agronegócios; Pós Graduado em Direito Constitucional; Filosofia e Direitos Humanos; Governança Corporativa; MBA em Contabilidade, Economia e Administração de Empresas; MBA em Psicanálise Clínica, Cursando Procedimentos Gerenciais Tecnólogos, MBA Ciências Políticas e iniciante em TEOLOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos