PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Câmara aprova projeto que convoca plebiscito para escolha entre VLT e BRT

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Decreto Legislativo que prevê a convocação de plebiscito para consultar a população cuiabana sobre qual modal de transporte público deve ser implantado na capital, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (Ônibus de Trânsito Rápido).
A proposta foi aprovada, na sessão ordinária desta terça-feira (25.05), com 17 votos favoráveis e três contrários.
A matéria tem como autores os vereadores Dídimo Vovô (PSB), Professor Mário Nadaf (PV), Juca do Guaraná Filho (MDB), Sargento Vidal (Solidariedade) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania).
De acordo com a proposta, a Câmara Municipal "convocará consulta plebiscitária acerca, com base no art. 11, XVII, da Lei Orgânica Municipal, para que a população Cuiabana opine sobre qual o modal de transporte público a ser aprovado, entre a implantação do “Bus Rapid Transit – BRT” ou a conclusão do “Veículo Leve sobre Trilhos – VLT”.
A data para realização e o valor do plebiscito ainda não foram definidos.
Outros projetos
Na mesma sessão, os parlamentares também aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Tenente Coronel Paccola (Cidadania), que abre a possibilidade da Câmara realizar sessões em outros formatos, não apenas on-line.
O projeto propõe que a decisão da forma que as sessões sejam decidida pelo Colégio de Líderes, após consulta da Comissão de Saúde da Câmara, dependendo do nível de propagação da covid-19 apontado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES).
Os pareceres ao Projeto de Lei Complementar, também de autoria do Executivo Municipal, que “dispõe sobre a alteração e inclusão de dispositivos à Lei Complementar nº 363, de 26 de dezembro de 2014”, foram aprovados por unanimidade.
A matéria recebeu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Fiscalização, Acompanhamento e Execução Orçamentária, sendo ambos favoráveis à aprovação.
Os vereadores aprovaram o parecer da CCJR sobre Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a denominação de logradouros localizados nos bairros Coxipó, Chácara dos Pinheiros e Jardim das Américas. O projeto atende à população dessas comunidades que sofrem com divergências em seus endereços.
Também foram aprovados os pareceres aos projetos: Revoga a Lei nº 6.635, de 18 de janeiro de 2021, e dá outras providências inclui no calendário oficial do município de Cuiabá – MT, a semana da gastronomia institui a semana de combate e conscientização a trotes telefônicos no município de Cuiabá e dá outras providências altera dispositivos da resolução nº 19, de 20 de dezembro de 2018, e dá outras providências.
Sete pareceres da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) a projetos de resolução foram votados em bloco, porque trataram do mesmo assunto, concessão de título de honraria em reconhecimento a trabalhos prestados em prol da sociedade cuiabana, sendo aprovados por 22 votos.
Foi aprovado na sessão, Projeto de Lei, de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) que “dispõe sobre a obrigatoriedade de filmar, gravar e transmitir ao vivo, via internet, as sessões públicas das licitações presenciais e facilitar o acesso ao sistema eletrônico ativo em cada licitação eletrônica, no âmbito do município de Cuiabá”. A matéria recebeu 22 votos favoráveis. Este projeto segue agora para sanção do prefeito.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos