Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

segunda-feira, 17 de maio de 2021

COVID-19: Escola de Saúde Pública e Coren-MT promovem atualização em vacinação para enfermagem

Uma parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), Vigilância em Saúde, agentes e setores da saúde e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) vai assegurar aos profissionais que atuam nas ações de imunização contra a Covid-19 capacitação profissional. A iniciativa ocorrerá via plataforma virtual, entre os dias 17 a 21 de maio, a partir das 19h. A carga horária total é de três horas.
De acordo com a diretora da ESP-MT, Sílvia Aparecida Tomaz, a ação educativa insere-se no contexto de controle do avanço da pandemia pelo coronavírus e tem como objetivos principais a atualização dos profissionais no manejo de preparo e aplicação dos imunobiológicos específicos e a reflexão acerca da dimensão ética do trabalho de enfermagem.
“É veiculado, na imprensa local e nacional, situações que envolvem o ato de administrar ou receber a vacina e seus agentes. É importante que haja a constante capacitação dos profissionais quanto ao preparo, a técnica de aplicação e condutas ético-legais na administração das vacinas”, destacou Tomaz.
No Brasil, desde o início do século XIX, as vacinas são utilizadas como medida de controle de doenças e a enfermagem tem como tradição a participação no processo de imunização da população que vai desde o controle da rede de frio até o ato de administrar diferentes imunobiológicos. Porém, no contexto da pandemia em curso, dado o comportamento dos usuários em registrar de forma comemorativa as situações de receber a vacina, foi possível identificar diferentes condutas que se caracterizam como imperícia na execução do procedimento até condutas de imprudência e/ou negligência.
“É notória a ausência de profissionais experientes e qualificados no mercado, a contratação, inclusive pelo serviço de público, de profissionais recém-formados, sem experiência e que não passaram por um processo de qualificação para a sua inserção no campo de trabalho. Tais circunstâncias concorrem para a baixa eficiência e efetividade da imunização específica como
medida sanitária de alcance coletivo onde são depositadas grandes expectativas, desde gestores e até usuários do Sistema de Saúde, para o controle da pandemia, cujos indicadores têm se mostrado preocupantes do ponto de vista da saúde das populações em todo o planeta. Desta forma, acredita-se que o processo de qualificação dos profissionais envolvidos na campanha de vacinação muito contribuirá para a efetividade da imunização em massa da população, fator determinante para o controle da doença”, diz o Projeto de Educação Permanente dos Profissionais.
“Entramos na capacitação para auxiliar este profissionais de forma a assegurar que evitem problemas éticos como imprudência, imperícia e até negligência na aplicação do imunizante. Afinal, é função dos Conselhos de Enfermagem zelar pelo cumprimento das normas que asseguram a boa prática da enfermagem, bem como proteger os profissionais da categoria quanto à garantia de boas condições para o exercício de suas funções prerrogativas”, explicou Antônio César Ribeiro, presidente do Coren-MT.
A capacitação será dividida por macrorregiões de saúde. Para se inscrever, o profissional deve acessar o link de acordo com a sua macro regional de saúde e data de realização. Seguem os links de participação:
Regiões Oeste e Centro Noroeste, dia 17 de maio, às 19h (horário de Cuiabá)
Reunião Zoom https://conasems-br.zoom.us/j/99911878229 ID da reunião: 999 1187 8229.
Região Leste, dia 18 de maio, às 19h (horário de Brasília – Distrito Federal)
Reunião Zoom https://conasems-br.zoom.us/j/97116861979 ID da reunião: 971 1686 1979.
Região Sul, dia 19 de maio, às 19h (horário de Cuiabá)
Reunião Zoom https://conasems-br.zoom.us/j/96112533666 ID da reunião: 961 1253 3666.
Região Centro Norte, dia 20 de maio, às 19h (horário de Cuiabá)
Reunião Zoom https://conasems-br.zoom.us/j/96246603345 ID da reunião: 962 4660 3345.
Região Norte, dia 21 de maio, às 19h (horário de Cuiabá)
Reunião Zoom https://conasems-br.zoom.us/j/94624520981 ID da reunião: 946 2452 0981.
Instituições envolvidas
▪ Secretaria de estado de Saúde
▪ Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso
▪ Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso
▪ Escritório Regional de Sinop
▪ Superintendência de Atenção à Saúde
▪ Superintendência de Vigilância à Saúde
▪ Conselho dos Secretários Municipais de Saúde
▪ Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá
Robson Fraga/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos