Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Dr. Luiz Guedes fala sobre o Dia Mundial do Lúpus

O mês de maio é o mês das mães, mas é também um mês importante para a medicina, em especial a reumatologia: o dia 10 de maio, próxima segunda-feira, marca a data do Dia Mundial do Lúpus, campanha reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de conscientização e luta contra essa uma doença crônica, autoimune e de difícil diagnóstico.
Coincidência ou não, o fato da data ser próxima ao dia das mães no Brasil tem fundamento, já que o Lúpus por muito tempo foi temido por representar infertilidade e impossibilidade de gerar descendentes para as portadoras. Com os avanços da medicina e dos tratamentos disponíveis, hoje em dia pacientes lúpicas podem sim ter filhos com planejamento a depender do estágio da doença.
LES - Lúpus Eritematoso Sistêmico
O Lúpus é uma doença reumática, inflamatória e autoimune que acomete particularmente mulheres jovens. Por conta de uma falha, o sistema imunológico do portador passa a não reconhecer mais os órgãos internos e passa a atacá-los, causando respostas inflamatórias e lesões.
Os sintomas são diversos e variados, mas 80% dos casos apresentam lesões na pele em algum momento. A maior parte das manifestações clínicas já é referente aos quadros de inflamação de órgãos internos como rins e articulações e podem ser cansaço, dor e falta de apetite. O diagnóstico médico é feito clinicamente com a presença de sintomas e o resultado positivo de exames como o FAN, anti-Sm, anti-Ro e anti-DNA. Mas é preciso chamar atenção para o fato de que o exame FAN positivo, por si só, não é diagnóstico de lúpus.
Felizmente, o tratamento para o LES garante qualidade de vida aos portadores, havendo a possibilidade da doença entrar em remissão. Nesse caso, o paciente ainda possui a doença, mas os quadros inflamatórios, sintomas e complicações são quase nulos. A cloroquina é um medicamento desenvolvido com o propósito de tratar LES, doença para a qual ainda é muito eficaz e recomendada nas dosagens indicadas pelo médico. A automedicação é prejudicial para todos e deve ser evitada.
Para falar mais sobre o assunto, o médico Luiz Sérgio Guedes está disponível para entrevistas. Só me chamar no privado. Contado abaixo.
Dr. Luiz Guedes é reumatologista, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Residência em Reumatologia e Doutor em Reumatologia pela Universidade de São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos