PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

EM JUNHO: Atletas de MT participam do Campeonato Brasileiro de Arte Sambo, em Lindóia

De 10 a 13 de junho a Confederação Brasileira de Arte Sambo (CBAS) realizará o primeiro campeonato nacional da modalidade. A competição será realizada em Lindoia (SP) e reunirá atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Sergipe, que disputarão medalhas e vagas para o
Campeonato Pan-Americano de Sambo, em 16 e 17 de julho em Villavicencio, capital do Estado do Meta, na Colômbia.
Desde a fundação da Federação Mato-grossense de Arte Sambo, (FMAS), no dia 5 de outubro de 2020, esta será a primeira vez que uma equipe de Mato Grosso participará de uma competição nacional da modalidade e vai levar cerca de 30 atletas ao certame.A FMTAS é presidida por Adalberto Correa Junior, professor graduado pela CBAS, professor kodansha 6º dan de judô e san-dan de jiu-jitsu. Graduado em direito e em educação física, o subtenente Adalberto Correa é mestre em educação física pela UFMTe goza de enorme prestígio na grande comunidade dos esportes de combate da Região Centro-Oeste.
“Com uma equipe jovem e muita determinação, faremos nossa estreia em competições nacionais no campeonato brasileiro e no Open Sambo, também classificatório para o campeonato pan-americano”, afirmou o dirigente.
Na Capital mato-grossense, o Sambo é realizado nas dependências do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e tem como apoiador da modalidade o comandante da PM, coronel Jonildo José de Assis.
“A Polícia Militar (PMMT) sempre se esforça para contribuir com iniciativas que transformam vidas, ainda mais quando percebemos policiais renunciando horas de folga para se dedicaram ao próximo de forma voluntária, tornando jovens sem oportunidades em vitoriosos", avaliou o comandante
O comandante do Bope, tenente-coronel Ronaldo Roque, explica que o quartel se tornou referência, por oferecer aulas de judô há dez anos e, inserir mais uma modalidade esportiva, ou seja, neste caso o Sambo, faz do batalhão um ponto de apoio social muito mais forte.
“O BOPE está de portas abertas para ser parceiro da comunidade. Nossa meta é ajudar no resgate de valores, transformar e regatar cidadãos e oferecer oportunidade por meio do esporte. E, nesse aspecto nosso projeto atingiu muito mais do que esperávamos, superando nossas expectativas. Revelar grandes atletas para o nosso Estado é gratificante”, avaliou Roque.
Modalidade esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o sambo pleiteia vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2030.
A assessoria de comunicação da CBAS informou que a organização do campeonato segue os protocolos de biossegurança exigidos pelas autoridades sanitárias. Em razão da pandemia, não haverá público e os participantes da disputa serão submetidos ao teste para detecção da covid-19.
O sambo é uma arte marcial moderna criada e desenvolvida na extinta União Soviética no início do século XX, reconhecida como esporte na Rússia desde 1938. Trata-se de um sistema de wrestling combinando elementos da luta livre e judô, incluindo ainda golpes traumáticos, como socos e chutes.
O seu uniforme é conhecido como kurtka ou sambovka, semelhante ao judogi, mas tem shorts para facilitar leglocks e os lutadores vestem sapatilhas de sambo.
A Federação Mato-grossense de Arte Sambo e a equipe que disputará a competição em Lindoia contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso na pessoa do secretário Alberto Machado e Jefferson Carvalho Neves, secretário-adjunto; Unimed Cuiabá; Espaço Laser, Buzzetti Pneus, Grupo Força e Honra Cuiabá e Polícia Militar de Mato Grosso.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos