Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 23 de maio de 2021

ESPAÇO: Rover chinês começa a explorar Marte

País é o segundo do mundo a dirigir um veículo em solo marciano. Batizado de Zhurong, rover movido a energia solar vai buscar indícios de vida no planeta vermelho. O primeiro rover da China em Marte iniciou nesse sábado (22/05) sua exploração no planeta vermelho. De acordo com a administração espacial nacional chinesa, o Zhurong tocou o solo marciano às 10h40 (horário de Pequim), uma semana depois de o lander que o transportava pousar em Marte.
O rover, movido a energia solar, foi levado a Marte no orbitador Tianwen-1, que decolou da ilha chinesa de Hainan em julho do ano passado e atingiu a órbita do planeta vermelho em fevereiro. Ele deverá percorrer Marte por 90 dias em busca de evidências de vida na superfície e na atmosfera do planeta.
Batizado em homenagem ao deus chinês do fogo, o Zhurong pesa aproximadamente 240 quilos, tem seis rodas e quatro painéis solares. Ele é capaz de se mover a uma velocidade de até 200 metros por hora, superar obstáculos de até 30 centímetro e subir encostas com até 20 graus de inclinação. Além disso, o Zhurong está equipado com seis instrumentos científicos, incluindo uma câmera de topografia de alta resolução.
A China é o segundo país do mundo a dirigir um veículo espacial em Marte, depois dos Estados Unidos. Em 1971, a União Soviética pousou um rover no planeta, mas perdeu a comunicação poucos segundos depois.
O país asiático tem outros planos espaciais ambiciosos, como o lançamento de uma estação orbital em Marte e o envio de um humano à lua. Em 2019, a China foi o primeiro país do mundo a pousar uma sonda espacial na face oculta do satélite natural da Terra.
Além da China, atualmente os Estados Unidos têm em Marte o rover Perseverance, que no mês passado conseguiuconverter dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio, e o helicóptero Ingenuity, que também em abril realizou o primeiro voo controlado da história de uma aeronave sobre a superfície de outro planeta.
O terceiro país em Marte são os Emirados Árabes Unidos, com a sonda Hope.
le (ap, afp reuters)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos