PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

domingo, 23 de maio de 2021

ESPAÇO: Rover chinês começa a explorar Marte

País é o segundo do mundo a dirigir um veículo em solo marciano. Batizado de Zhurong, rover movido a energia solar vai buscar indícios de vida no planeta vermelho. O primeiro rover da China em Marte iniciou nesse sábado (22/05) sua exploração no planeta vermelho. De acordo com a administração espacial nacional chinesa, o Zhurong tocou o solo marciano às 10h40 (horário de Pequim), uma semana depois de o lander que o transportava pousar em Marte.
O rover, movido a energia solar, foi levado a Marte no orbitador Tianwen-1, que decolou da ilha chinesa de Hainan em julho do ano passado e atingiu a órbita do planeta vermelho em fevereiro. Ele deverá percorrer Marte por 90 dias em busca de evidências de vida na superfície e na atmosfera do planeta.
Batizado em homenagem ao deus chinês do fogo, o Zhurong pesa aproximadamente 240 quilos, tem seis rodas e quatro painéis solares. Ele é capaz de se mover a uma velocidade de até 200 metros por hora, superar obstáculos de até 30 centímetro e subir encostas com até 20 graus de inclinação. Além disso, o Zhurong está equipado com seis instrumentos científicos, incluindo uma câmera de topografia de alta resolução.
A China é o segundo país do mundo a dirigir um veículo espacial em Marte, depois dos Estados Unidos. Em 1971, a União Soviética pousou um rover no planeta, mas perdeu a comunicação poucos segundos depois.
O país asiático tem outros planos espaciais ambiciosos, como o lançamento de uma estação orbital em Marte e o envio de um humano à lua. Em 2019, a China foi o primeiro país do mundo a pousar uma sonda espacial na face oculta do satélite natural da Terra.
Além da China, atualmente os Estados Unidos têm em Marte o rover Perseverance, que no mês passado conseguiuconverter dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio, e o helicóptero Ingenuity, que também em abril realizou o primeiro voo controlado da história de uma aeronave sobre a superfície de outro planeta.
O terceiro país em Marte são os Emirados Árabes Unidos, com a sonda Hope.
le (ap, afp reuters)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos