PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

domingo, 23 de maio de 2021

Parceria entre Prefeitura e movimento comunitário garante espaço para sede administrativa de Colônia de Pescadores

O prédio, que fica às margens do Rio Cuiabá, será reformado para abrigar a associação.
Uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e a Associação de Moradores do Bairro do Porto vai garantir espaço adequado para funcionamento da sede administrativa da Colônia de Pescadores Z-1. O prédio, que fica às margens do Rio Cuiabá, será reformado para abrigar a associação, que antes funcionava no Mercado do Porto, que passa por obras de reestruturação.
“Nada mais justo que deixar a Colônia de Pescadores Z-1 ao lado do rio de onde se tira o sustento. Uma entidade com história na nossa capital, que fomenta e gera emprego em uma das atividades econômicas mais tradicionais e culturais de Cuiabá”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Criada na década de 1980, a Colônia de Pescadores Z-1 tinha sua sede administrativa nas instalações do Mercado do Porto. Foi uma das primeiras a ocupar espaço na estrutura e é uma das mais tradicionais da capital de Mato Grosso. Atualmente conta com 900 pescadores cadastrados.
“Com as obras do Mercado do Porto não podíamos deixar a Colônia de Pescadores sem um lugar para sua sede administrativa. Não podíamos deixá-los desamparados. Por isso, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro conversamos com a Associação de Moradores do bairro do Porto e vamos reformar parte da estrutura da Associação para abrigar os pescadores e também fomentar o uso do local, trazendo cursos para a comunidade”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
Com a estrutura predial reformada, a Colônia irá continuar seu trabalho de assistência social e jurídica aos pescadores, que muitas vezes recorrem à instituição para informações sobre aposentadoria, seguro desemprego.
O tesoureiro da Colônia, seu Valdivino Paulo da Cruz sonha com o novo espaço para organizar os companheiros em prol de melhorias para o Meio Ambiente e o sustento das famílias pescadoras.
“Com o espaço nós vamos poder nos organizar para reivindicar por exemplo, a volta de programas para incentivo a pesca e preservação do Meio Ambiente como na época de Murilo Domingos. É isso que queremos, que se olhe para o pequeno, para o pescador e dê oportunidade para que trabalhe em conjunto com a preservação do rio”, disse o pescador que dedicou a vida inteira à profissão.
A parceria também pretende resgatar a utilidade do espaço para oferta de cursos de capacitação para a comunidade local. “Nasci e me criei aqui na região do Porto, conheço os pescadores da Colônia, mas precisamos estreitar os laços, unir forças e essa é uma ótima oportunidade para isso, para juntos trazermos melhorias para a população da nossa região”, disse o presidente da Associação de Moradores do bairro do Porto, Naro Batista.
Também presente na reunião, o presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros, Valter Arruda falou da importância de se valorizar o movimento comunitário e as organizações de moradores.
“Agrademos o olhar sensível da gestão Emanuel Pinheiro, que está sempre ouvindo as comunidades e seus representantes. Agradecemos ao secretário Vuolo, que quando assumiu a Secretaria de Agricultura, sabíamos que trabalharia para garantir os avanços sociais e a melhoria na qualidade de vida para a população que tanto precisa”, finalizou Arruda.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos