Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Hospital Geral comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Nesta quarta-feira (19.05) é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá comemora a data de uma forma diferente este ano. Como não foi possível fazer um evento presencial, para as 30 doadoras ativas, o Hospital resolveu homenageá-las com um Certificado de Mãe Amiga do HG e uma vela aromática. A empresa Máxima Ambiental que é uma das apoiadoras do Banco de Leite Humano do HG, também fez a doação de um kit contendo, calendário, álcool gel, caneta e bombom para as mamães que são doadoras.
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização das mulheres e mostrando a importância do leite humano.
O coordenador do BLH do HG, Marcus Vinicius de Carvalho disse que o objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando assim o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais.
Kiane Melo de Carvalho, uma das doadoras, decidiu doar o excesso do seu leite, porque desde a sua infância via a sua mãe sendo doadora no hospital. “Como tenho leite em excesso e a minha bebê não mama tudo, e já tinha que tirar o leite de qualquer jeito, porque não doar e ajudar os bebês que precisam? Então resolvi ir guardando nos potinhos e fazer a doação para o Banco de Leite do HG. Porque é muito injusto eu jogar esse leite fora sabendo que tem muitas crianças nas UTIs neonatais que precisam deste alimento. Além disso, depois que virei mãe eu percebi que é um ato de amor muito grande poder doar esse alimento que é tão importante para os recém-nascidos”.
Para a doadora Luzia Aparecida Soares “doar leite é doar vida, amor e carinho em cada vidrinho preenchido. Doar leite é uma forma de amar o próximo tão pequeno em seu início de vida, sem ao menos conhecer. O Banco de Leite tem sido de grande ajuda, profissionais acolhedores e dedicados para que tudo fosse feito com muito cuidado, amor e carinho. É uma peça fundamental para tudo ocorrer bem com os bebês que estão nas UTIs.
Luzia conta que seu bebê nasceu prematuro, por isso ela tem que retirar o leite para amamentá-lo e viu o quanto é importante para esse recém-nascido esse alimento. “Estou há dois meses aqui em Cuiabá, porque tive uma gestação de risco e meu bebê nasceu prematuro, quando eu voltar para minha cidade que é São José do Rio Claro quero poder incentivar as mamães a serem doadoras. Venho aqui pedir para você mãe, que procure o Banco de Leite Materno e assim ajudar outras crianças que não tem a oportunidade de mamar em sua mãe. Junte-se a nós!”.
Marcus destaca que a amamentação é muito importante para o bebê pois a mãe transfere para a criança seus anticorpos, aumentando a defesa da criança, muito importante em situações como a vivenciada no mundo atualmente. Qualquer mulher saudável e que esteja amamentando pode ser doadora.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Para doar, é bem simples, a doadora tem que ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. A equipe do Banco de Leite vai buscar, na residência da doadora, o leite coletado para que ela não precise sair de casa.
Para mais informações, favor entrar em contato no (65) 3363-7035.
Soraya Medeiros/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos