PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Hospital Geral comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Nesta quarta-feira (19.05) é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá comemora a data de uma forma diferente este ano. Como não foi possível fazer um evento presencial, para as 30 doadoras ativas, o Hospital resolveu homenageá-las com um Certificado de Mãe Amiga do HG e uma vela aromática. A empresa Máxima Ambiental que é uma das apoiadoras do Banco de Leite Humano do HG, também fez a doação de um kit contendo, calendário, álcool gel, caneta e bombom para as mamães que são doadoras.
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização das mulheres e mostrando a importância do leite humano.
O coordenador do BLH do HG, Marcus Vinicius de Carvalho disse que o objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando assim o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais.
Kiane Melo de Carvalho, uma das doadoras, decidiu doar o excesso do seu leite, porque desde a sua infância via a sua mãe sendo doadora no hospital. “Como tenho leite em excesso e a minha bebê não mama tudo, e já tinha que tirar o leite de qualquer jeito, porque não doar e ajudar os bebês que precisam? Então resolvi ir guardando nos potinhos e fazer a doação para o Banco de Leite do HG. Porque é muito injusto eu jogar esse leite fora sabendo que tem muitas crianças nas UTIs neonatais que precisam deste alimento. Além disso, depois que virei mãe eu percebi que é um ato de amor muito grande poder doar esse alimento que é tão importante para os recém-nascidos”.
Para a doadora Luzia Aparecida Soares “doar leite é doar vida, amor e carinho em cada vidrinho preenchido. Doar leite é uma forma de amar o próximo tão pequeno em seu início de vida, sem ao menos conhecer. O Banco de Leite tem sido de grande ajuda, profissionais acolhedores e dedicados para que tudo fosse feito com muito cuidado, amor e carinho. É uma peça fundamental para tudo ocorrer bem com os bebês que estão nas UTIs.
Luzia conta que seu bebê nasceu prematuro, por isso ela tem que retirar o leite para amamentá-lo e viu o quanto é importante para esse recém-nascido esse alimento. “Estou há dois meses aqui em Cuiabá, porque tive uma gestação de risco e meu bebê nasceu prematuro, quando eu voltar para minha cidade que é São José do Rio Claro quero poder incentivar as mamães a serem doadoras. Venho aqui pedir para você mãe, que procure o Banco de Leite Materno e assim ajudar outras crianças que não tem a oportunidade de mamar em sua mãe. Junte-se a nós!”.
Marcus destaca que a amamentação é muito importante para o bebê pois a mãe transfere para a criança seus anticorpos, aumentando a defesa da criança, muito importante em situações como a vivenciada no mundo atualmente. Qualquer mulher saudável e que esteja amamentando pode ser doadora.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Para doar, é bem simples, a doadora tem que ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. A equipe do Banco de Leite vai buscar, na residência da doadora, o leite coletado para que ela não precise sair de casa.
Para mais informações, favor entrar em contato no (65) 3363-7035.
Soraya Medeiros/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos