Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 1 de maio de 2021

Proposta institui e amplia cadastro único de programas sociais federais

Critérios hoje previstos em decreto do Executivo serão mantidos. O Projeto de Lei 1580/21 institui o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, para fins de identificação, caracterização socioeconômica e atendimento a famílias de baixa renda e crianças e adolescentes abandonados ou órfãos de pai e mãe. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
“Considerando que atualmente está previsto apenas em decreto do Poder Executivo, sugiro a instituição desse cadastro por meio de uma lei, o que dará maior segurança jurídica a esse importante instrumento de políticas públicas”, disse o autor, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM).
A proposta mantém o critério adotado pelo Decreto 6.135/07 para definir família de baixa renda – aquela que no mês conta com até meio salário mínimo (hoje R$ 550) por pessoa ou, então, até três salários mínimos (R$ 3.300) no total.
Em relação ao decreto, o projeto inova ao incluir no Cadastro Único os dados de crianças e adolescentes abandonados ou órfãos de pai e mãe, que, independente da renda, passarão a ser objetivo da Lei Orgânica da Assistência Social.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Cláudia Lemos
Foto: Will Shutter
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário