Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Vereador Sargento Joelson requer Audiência Pública para debater mudança na nomenclatura de TDI para PDI em Cuiabá

O vereador Sargento Joelson (SDD), apresentou na Sessão Ordinária de terça-feira 11, o requerimento 002/2021, que solicita a realização de audiência pública para abordar a adequação de nomenclatura dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) para Professor de Desenvolvimento Infantil (PDI) em Cuiabá. O pedido visa dar andamento a luta que se iniciou no mandato anterior e hoje precisa caminhar.
O requerimento tem por objetivo promover um amplo debate, com autoridades e estudiosos do tema, a respeito da adequação de nomenclatura dos Técnico de Desenvolvimento Infantil para Professor de Desenvolvimento Infantil, buscando a necessária valorização destes profissionais, que a muito tempo merecem o devido reconhecimento.
Considerando-se que, em regra, que esses profissionais são os que têm o primeiro contato com as crianças, desempenhando importante missão de ensinar, instruir e educar, ao passo as creches fazem parte da Educação Básica de Ensino, devendo ter professores no atendimento às crianças como rege a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mais precisamente em seu artigo 29.
Buscando apoio, na segunda-feira, 10, o vereador reuniu-se com o Senador da República Wellington Fagundes (PL) que se mostrou sensível à causa e ouviu as reivindicações da categoria que lhe foram repassadas pelo parlamentar e toda trajetória da classe.
Segundo Joelson a categoria reivindica esta mudança, por considerar que PDI (Professores de Desenvolvimento Infantil) seja mais adequado, tendo em vista a característica da gama de tarefas que desempenham. Também lembrou inclusive que “todas são concursadas e formadas em pedagogia ou magistério”, para ele, esse reconhecimento é um ato de valorização desses profissionais. O parlamentar esclareceu também que a alteração não significa o movimento da transposição no Plano de Cargos Carreiras e Salários, proibido constitucionalmente. “Vão continuar existindo duas carreiras. O PDI vai atender crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, cumprindo 30 horas de serviço”. Já outros professores continuarão desempenhando 20 horas e atendendo crianças a partir dos 4 anos e adolescentes e adultos.
É importante ressaltar que hoje a educação infantil saiu da assistência social e foi para a área educacional. Antes, não se exigia formação em magistério para atuar em creches, porque o profissional só tinha que cuidar das crianças; agora, tem que cuidar e educar.
Joelson afirma que “os mais 5 mil profissionais, após a correção desta lei anômala, vão ter o direito de entrarem em sala de aula sendo chamados de professores, que é o que verdadeiramente são”.
O tema da Audiência Pública é “Professora Sim, Tia Não! Professor Sim, Tio Não!”, que já é utilizado pela categoria que busca ser mais justo e igualitário.
Da Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos