Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 20 de junho de 2021

Linha-dura Ebrahim Raisi vence eleição presidencial do Irã

Clérigo islâmico ultraconservador e chefe do Judiciário iraniano sucederá moderado Rouhani como presidente. Pleito foi comprometido por boicotes e uma participação nas urnas abaixo de 50%. O chefe do Judiciário do Irã, Ebrahim Raisi, será o novo presidente do país, anunciou neste sábado (19/06) o ministro do Exterior Mohammad Javad Zarif, após a contagem de mais de 90% das urnas.
O líder supremo aiatolá Ali Khameini louvou o clérigo islâmico ultraconservador, aproveitando para criticar o Ocidente: "O grande ganhador das eleições de ontem é a nação iraniana, pois se ergueu mais uma vez perante a propaganda da mídia mercenária do inimigo." Raisi obteve 62% dos votos, num pleito comprometido por boicotes e uma baixa participação nas urnas. O presidente em exercício, o moderado Hassan Rouhani, anunciou num discurso televisado que seu sucessor fora eleito, sem mencionar nomes.
"Eu congratulo o povo por sua escolha. Minhas saudações oficiais virão mais tarde, porém sabemos quem recebeu suficientes votos nesta eleição e quem está eleito hoje pelo povo", declarou Rouhani, que não podia mais concorrer, após dois mandatos consecutivos de quatro anos, e deixará o cargo em agosto.
Mais poder para ultraconservadores iranianos
O poder máximo no Irã cabe ao líder supremo, aiatolá Khamenei, mas o presidente tem influência significativa em questões que vão da política industrial a relações exteriores. Mais de 59 milhões de iranianos, no país e no exterior, tinham o direito de votar no escrutínio da sexta-feira.
Nas vésperas, contudo, dissidentes locais e grupos de oposição iranianos sediados em outros países haviam conclamado a um boicote, alegando que as cartas já estavam marcadas para a vitória de Raisi. O Conselho Guardião do Irã impediu centenas de candidatos moderados de concorrerem.
Pesquisas de opinião indicam que a participação eleitoral foi em torno de apenas 44%, muito inferior à da eleição de 2017, que movimentou mais de 70% do eleitorado.
A eleição ocorreu num momento em que a economia do país enfrenta duras sanções, impostas pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, depois que Washington deixou o acordo nuclear fechado por Teerã e potências mundiais em 2015.
A reimposição das sanções mergulhou a economia na recessão, expondo Rouhani a investidas dos ultraconservadores por ter confiado no Ocidente. O país de 83 milhões de habitantes está atualmente impedido pelos EUA de vender seu petróleo e negociar com grande parte do mundo.
Possível sucessor de Khameini
Ebrahim Raisi pertence ao campo ultraconservador que desconfia mais profundamente dos EUA e critica Rouhani com rigor, desde que o acordo nuclear começou a desmoronar.
Com de 60 anos, ele encabeça o Judiciário nacional desde 2019, sendo notório por seu envolvimento, como promotor, na execução de milhares de prisioneiros políticos, no fim da década de 80. A União Europeia e os EUA lhe impuseram sanções por seu papel nas violações dos direitos humanos durante protestos antigoverno de extensão nacional de 2019.
A vitória de Raisi deverá também dar mais poder aos linhas-duras iranianos, em meio às negociações em Viena para ressuscitar o acordo de 2015. Diversos observadores veem nele o possível sucessor de Khamenei, que faz 82 anos em julho, como líder supremo do Irâ.
av (AP,AFP,Reuters,DPA)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos