Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Na TV, Bolsonaro promete vacina e crescimento, e é alvo de panelaços

Presidente diz que todo brasileiro que quiser será vacinado até o final do ano. Protestos eclodem em várias cidades, e senadores da CPI da Pandemia afirmam que "reposicionamento vem tarde demais".Panelaços e gritos contra Jair Bolsonaro foram ouvidos em diversas capitais do país na noite de quarta-feira (2/06), enquanto o presidente fazia um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV para defender a vacinação, mencionar números positivos sobre a economia e reiterar sua posição contrária ao isolamento social.
O presidente tem sido pressionado pelas atividades da CPI da Pandemia no Senado, sobre a qual não tem controle, e foi alvo neste sábado de manifestações de rua em pelo menos 180 cidades que pediam o seu impeachment.
Números sobre vacinas
Em uma fala de cinco minutos, Bolsonaro defendeu a política de vacinação contra a covid-19 desenvolvida pelo governo federal e disse que todos os brasileiros que desejarem serão vacinados até o final do ano.
"Hoje alcançamos a marca de 100 milhões de doses de vacinas distribuídas a estados e municípios. O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta", afirmou o presidente, usando o número absoluto de doses, sem levar em conta a população de cada país. Quando é considerada a população, o Brasil é o 64º país do ranking de vacinação, com cerca de 32 doses aplicadas a cada 100 habitantes.
Em diversos momentos da pandemia, Bolsonaro reduziu a importância das vacinas e questionou a sua eficácia, e alguns depoimentos da CPI da Pandemia mostraram como o governo hesitou em apoiar a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan e recusou diversas ofertas de doses feitas pela farmacêutica Pfizer.
Contra o isolamento
Bolsonaro manteve seu posicionamento contrário ao isolamento social, adotado por países que conseguiram controlar o número de novos casos e mortes e considerado por especialistas uma medida necessária para combater a disseminação do vírus enquanto a população não atinge a imunidade coletiva por meio de vacinação.
"O nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais. Sempre disse que tínhamos dois problemas pela frente, o vírus e o desemprego, que deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea", afirmou o presidente.
Promessa de crescimento
Ele também utilizou o tempo em rádio e TV para mencionar números positivos da economia, como a criação de mais de 900 mil empregos nos quatro primeiros meses do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e a projeção de que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá crescer mais do que 4% neste ano.
O PIB brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre de 2020, segundo dados divulgados nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e voltou ao patamar pré-pandemia. O desemprego, porém, segue no recorde da série histórica, e atingiu 14,7% no primeiro trimestre.
CPI da Pandemia divulga nota
Após o pronunciamento de Bolsonaro, o presidente da CPI da Pandemia no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o relator, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgaram nota na qual afirmam identificar uma "inflexão" do presidente no discurso favorável à vacinação, mas que veio com "um atraso fatal e doloroso".
"O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença, qualificando-a de 'gripezinha' (...) A fala deveria ser materializada na aceitação das vacinas do Butantan e da Pfizer no meio do ano passado, quando o governo deixou de comprar 130 milhões de doses", afirma a nota.
"A reação é consequência do trabalho desta CPI e da pressão da sociedade brasileira que ocupou as ruas contra o obscurantismo. Embora sinalize com recuo no negacionismo, esse reposicionamento vem tarde demais", escrevem os senadores.
bl (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos