Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Pandemia e bandeira vermelha exigem atenção ao consumo consciente de energia

Aneel anunciou que mês de junho terá bandeira tarifária vermelha patamar 2.
​Cuiabá, 02 de junho de 2021 - Famílias inteiras têm passado muito mais tempo em casa ao longo da pandemia: adultos em home office, crianças e jovens estudando on-line, lazer restrito, abre e fecha de geladeira, equipamentos eletrônicos conectados o dia todo. Somado a isso, a Aneel anunciou na última semana que a bandeira tarifária de junho será vermelha patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100kWh consumidos. Tudo isso influencia diretamente no valor da conta de energia elétrica. E é importante os consumidores ficarem atentos à rotina e adotar práticas de consumo consciente para evitar o desperdício e o susto no orçamento no final do mês.
As bandeiras tarifárias não estão relacionadas com a distribuição de energia ou mesmo com a qualidade dos serviços. A distribuidora, no caso de Mato Grosso, a Energisa, não fica com nenhuma parte desse adicional cobrado. Ele é repassado inteiramente para as geradoras de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em 2015 para mostrar de maneira mais transparente ao cliente qual é o custo da geração de energia naquele momento.
"A bandeira tarifária é o valor cobrado para custear a geração de energia mais cara, como por exemplo, usinas termoelétricas. A Energisa Mato Grosso não tem como interferir nessa cobrança determinada pela Aneel, por isso estamos aqui alertando para que nossos clientes consigam receber a conta com valores dentro do planejado", explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso, Murilo Marigo.
Um jeito fácil de entender sobre variação de consumo e composição da conta de energia é acompanhando os vídeos da sério Descomplicador no link do youtube descomplicador.com.br ou pelo site www.energisajuntos.com.br/mt .
Alguns lembretes e dicas são fundamentais para passar este período de valor máximo da bandeira:
- Quando chegar a sua fatura, observe que o faturamento nem sempre é equivalente ao mês civil fechado, ou seja, com nas mesmas datas de início e fim do mês. Por este motivo, pode acontecer de ter duas cores da bandeira em um mês. Quando isso acontece, os valores são proporcionais aos dias do mês que a bandeira estava valendo. Não há sobreposição de bandeiras. Exemplo:
Sua conta é emitida todo dia 20. Então nesse caso, você terá 10 dias faturados com a bandeira do mês anterior e 20 dias faturados já com a nova bandeira vigente.
- Lembre-se que também incidem impostos da bandeira vermelha.
- Quando receber sua conta, observe o campo histórico de consumo para saber se o aumento é apenas das bandeiras ou se aumentou o seu consumo. Essa informação é primordial para se programar na hora de economizar.
- A bandeira é cobrada nas faturas de todos os clientes, inclusive dos beneficiados pela tarifa social.
Além disso, neste período, é essencial manter hábitos que busquem economia no uso da energia elétrica. Confira algumas dicas:
- Tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, e de preferência, com a temperatura morna no verão.
- Se ligar o ar-condicionado, observe se as portas e janelas no local estão fechadas. Mantenha o filtro dos aparelhos limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização deles.
- Sempre coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
- Se precisar usar a geladeira, pense antes do que precisa, para deixá-la aberta somente o tempo necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela.
- Também merece atenção: as borrachas da geladeira para certificação se ainda estão vedando o equipamento.
- Junte o máximo de roupas que puder e use a máquina de lavar e o ferro de pesar de uma só vez.
- Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia.
- Não seque roupas atrás da geladeira.
- Coloque a geladeira longe dos raios solares, do fogão ou estufa.
- Compre seus equipamentos com o Selo Procel ou com classificação A do Inmetro.
- Não deixe a TV ligada sem necessidade e evite usar o modo "stand by", pois ele faz com que alguns equipamentos consumam energia mesmo quando desligados.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos