The New York Times Company

The New York Times Company
Get the best of The Times in your inbox. Our newsletters are free, and you can unsubscribe at any time.

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Endereço: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Pandemia e bandeira vermelha exigem atenção ao consumo consciente de energia

Aneel anunciou que mês de junho terá bandeira tarifária vermelha patamar 2.
​Cuiabá, 02 de junho de 2021 - Famílias inteiras têm passado muito mais tempo em casa ao longo da pandemia: adultos em home office, crianças e jovens estudando on-line, lazer restrito, abre e fecha de geladeira, equipamentos eletrônicos conectados o dia todo. Somado a isso, a Aneel anunciou na última semana que a bandeira tarifária de junho será vermelha patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100kWh consumidos. Tudo isso influencia diretamente no valor da conta de energia elétrica. E é importante os consumidores ficarem atentos à rotina e adotar práticas de consumo consciente para evitar o desperdício e o susto no orçamento no final do mês.
As bandeiras tarifárias não estão relacionadas com a distribuição de energia ou mesmo com a qualidade dos serviços. A distribuidora, no caso de Mato Grosso, a Energisa, não fica com nenhuma parte desse adicional cobrado. Ele é repassado inteiramente para as geradoras de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em 2015 para mostrar de maneira mais transparente ao cliente qual é o custo da geração de energia naquele momento.
"A bandeira tarifária é o valor cobrado para custear a geração de energia mais cara, como por exemplo, usinas termoelétricas. A Energisa Mato Grosso não tem como interferir nessa cobrança determinada pela Aneel, por isso estamos aqui alertando para que nossos clientes consigam receber a conta com valores dentro do planejado", explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso, Murilo Marigo.
Um jeito fácil de entender sobre variação de consumo e composição da conta de energia é acompanhando os vídeos da sério Descomplicador no link do youtube descomplicador.com.br ou pelo site www.energisajuntos.com.br/mt .
Alguns lembretes e dicas são fundamentais para passar este período de valor máximo da bandeira:
- Quando chegar a sua fatura, observe que o faturamento nem sempre é equivalente ao mês civil fechado, ou seja, com nas mesmas datas de início e fim do mês. Por este motivo, pode acontecer de ter duas cores da bandeira em um mês. Quando isso acontece, os valores são proporcionais aos dias do mês que a bandeira estava valendo. Não há sobreposição de bandeiras. Exemplo:
Sua conta é emitida todo dia 20. Então nesse caso, você terá 10 dias faturados com a bandeira do mês anterior e 20 dias faturados já com a nova bandeira vigente.
- Lembre-se que também incidem impostos da bandeira vermelha.
- Quando receber sua conta, observe o campo histórico de consumo para saber se o aumento é apenas das bandeiras ou se aumentou o seu consumo. Essa informação é primordial para se programar na hora de economizar.
- A bandeira é cobrada nas faturas de todos os clientes, inclusive dos beneficiados pela tarifa social.
Além disso, neste período, é essencial manter hábitos que busquem economia no uso da energia elétrica. Confira algumas dicas:
- Tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, e de preferência, com a temperatura morna no verão.
- Se ligar o ar-condicionado, observe se as portas e janelas no local estão fechadas. Mantenha o filtro dos aparelhos limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização deles.
- Sempre coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
- Se precisar usar a geladeira, pense antes do que precisa, para deixá-la aberta somente o tempo necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela.
- Também merece atenção: as borrachas da geladeira para certificação se ainda estão vedando o equipamento.
- Junte o máximo de roupas que puder e use a máquina de lavar e o ferro de pesar de uma só vez.
- Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia.
- Não seque roupas atrás da geladeira.
- Coloque a geladeira longe dos raios solares, do fogão ou estufa.
- Compre seus equipamentos com o Selo Procel ou com classificação A do Inmetro.
- Não deixe a TV ligada sem necessidade e evite usar o modo "stand by", pois ele faz com que alguns equipamentos consumam energia mesmo quando desligados.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos