PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Pinheiro fecha parceria com Sebrae e dá início a criação do Cuiabanco com envio de PL à Câmara Municipal

A ação é executada pela Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Secretaria de Fazenda e instituições financeira, como Sicredi e Caixa Econômica Federal e recebe a consultoria do Sebrae.
O prefeito Emanuel Pinheiro deu o primeiro passo nesta quarta-feira (23), para estruturação do o Cuiabanco, quarta ação do programa Pra Frente Cuiabá, que leva linhas de crédito, sem cobrança de juros e com suporte técnico a operação financeira de microempreendedores da capital de Mato Grosso. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Secretaria de Fazenda e instituições financeira, como Sicredi e Caixa Econômica Federal e recebe a consultoria do Sebrae.
“Este é um projeto para atender aos pequenos que estão sufocados, sem esperança, que foram extremamente penalizados neste período de pandemia. Como gestor, tenho que ser um grande construtor de pontes e qual foi meu compromisso com o povo? Juros zero para frear a quebradeira generalizada. Quero ajudar quem mais precisa, quem está com nome no Serasa e quer progredir, porque tem muita gente boa com o nome no Serasa. Foi pensando em inverter a lógica do mercado atual que criei o Cuiabanco. Vamos investir em quem mais precisa, agindo sempre com o coração na ponta da caneta, porque o poder público, a Prefeitura não foi feita para ter lucro, eu não quero um centavo sobrando nos caixas do Município, quero o dinheiro distribuído nos bairros. Nós juntos fazemos a diferença”, disse o prefeito de Cuiabá.
A missão do Cuiabanco é ofertar ao empreendedor financiamento com subsídio do juros por parte do Município nos casos em que o pagamento esteja em dia, com público alvo prioritário sendo jovens, mulheres, pessoas com deficiência, trabalhadores autônomos, artesãos, associações de produtores, empresas de pequeno porte e cooperativas.
“Tudo que estamos realizando aqui hoje faz parte do programa de Governo do prefeito Emanuel Pinheiro, foi criado com planejamento, escutando a população, o prefeito foi as ruas ouvir o povo e estamos seguindo à risca a sua determinação de dar suporte ao pequeno e micro empresário, com captação de recursos para implantação de projetos destinados a ampliação e monetização da atividade empresarial”, disse o secretário de Agricultura, Francisco Vuolo.
Na reunião realizada no salão nobre do Palácio Alencastro, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou também Projeto de Lei para reformulação do Fundo Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUMGER), que será encaminhado para a provação na Câmara Municipal de Cuiabá pelas mãos do vereador Mario Nadaf (PV).
“Este é um momento singular que vivemos, de crise, por isso precisamos pensar com muita energia no amanhã, no pós pandemia. Precisamos de programas de transferência de renda, de geração de empregos e ter uma prefeitura dinâmica, como tem sido. E pode ter certeza que na Câmara este projeto não vai parar, ele vai voar, pois interesse social é prioridade”, disse o vereador Nadaf.
O PL possibilitará dar seguimento ao desenvolvimento dos eixos que estruturam o Cuiabanco, como a criação da Diretoria de Programas Especiais, que será responsável pela estruturação do Programa de Crédito; Agente de Créditos, que serão profissionais qualificados para gerenciar a análise do tomador do financiamento; Consultor Jurídico, que será responsável pelo acompanhamento dos trâmites legais do Cuiabanco; Técnico em Sistema, que será o especialista na área de sistemas voltados para operação financeira; e Estruturação Financeira, que serão as formas que o Cuiabanco terá de angariar investimento, como Governo Federal para transferência fundo a fundo, Fonte 100, emendas parlamentares, Governo do Estado, doações, dentre outras.
Também foi oficializada a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que por meio de consultoria, irá ofertar toda sua expertise para orientar na elaboração do Termo de Referência, que norteará o chamamento para participação dos microempreendedores no Cuiabanco e também irá direcionar em como deve ser feita a estruturação das operações.
Emocionado, o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Guilherme agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e toda equipe que trabalha na concretização do Cuiabanco, destacando o prefeito como um “mensageiro da esperança” nesse momento de dificuldade financeira para os micro e pequenos empreendedores.
“Eu estou extremamente feliz, porque essa é uma ação histórica, em que os pequenos passam a ser muito importantes. Quero parabenizar pela altíssima sensibilidade econômica e social, vocês não podem imaginar como lá no Sebrae nós estamos vivendo um momento extremamente difícil e trabalhando até com psicólogos e emprestando o ombro para aqueles empresários muito competentes, mas que a situação atual levou a um momento extremamente difícil. Então quando você faz isso, Emanuel, você está dando um alento, você está sendo um mensageiro da esperança dizendo ‘amigo, não desista, alguém confia em você’. E quando é a autoridade maior da Prefeitura que diz isso tem um grande significado. Hoje, milhares de empresários vão pensar ‘lembraram da gente, a gente existe’. Este é um trabalho de equipe, de cooperação e parabenizo a todos. Estou extremamente feliz e digo isso pelos empreendedores, tenha certeza Emanuel, eu assino embaixo, você está dando exemplo para todo o Estado de Mato Grosso e vai pipocar de projetos parecidos. A equipe do Sebrae Mato Grosso vai se empenhar para cumprir o cronograma e realizar o melhor trabalho da nossa existência em Cuiabá”, disse o superintendente do Sebrae.
De acordo com cronograma de ações, após encaminhamento do PL à Câmara Municipal de Cuiabá e concretização da parceria com o Sebrae, a estruturação das operações do Cuiabanco deve ser feita em agosto, para que em setembro sejam publicados os resultados do chamamento dos empresários e em outubro o Cuiabanco inicie efetivamente suas atividades.
Participaram da solenidade o secretário de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, o secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ivo Olavarria, o secretário-adjunto de Agricultura, Gustavo Padilha, o secretário-adjunto de Turismo, Rogério Noronha, o gerente de operações Predisol, Eduardo Manenti, o diretor executivo Predisol, Júlio César Burigo, o analista do Sebrae, Fábio Rogério Apolinário, gerente da agência Sicredi, Patricia Capitanio, o presidente da CDL, Célio Fernandes, gerente agro Sicredi, Roger Custódio, consultora do Instituto Senai, Iza Queiroz, gerente do Instituto Senai, Layla Teixeira.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos