PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sábado, 31 de julho de 2021

CONEXÃO CULTURA JOVEM: LabCom Satélite 3 traz novas perspectivas pessoais e profissionais a jovens da periferia de Primavera do Leste

Selecionado em edital da Secel, projeto ofertou cursos profissionalizantes na área de comunicação e bolsas de estudo a moradores da região conhecida por Cidade Satélite Primavera 3. A dificuldade de acesso ao ensino superior, a falta de perspectivas profissionais e o preconceito por viver na periferia da cidade fazem parte da realidade enfrentada por muitos jovens por todo o país. Em Primavera do Leste, município a 240 km de Cuiabá, esses desafios integraram a formação oferecida pelo Laboratório de Comunicação e Cultura (LabCom) Satélite 3 e trouxe novas perspectivas pessoais e profissionais a 20 jovens atendidos pelo projeto.
Selecionado no edital Conexão Cultura Jovem da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto ofertou cursos profissionalizantes na área de comunicação que usaram a realidade dos participantes para traçar caminhos de mudança por meio do protagonismo juvenil. Além do aprendizado, os jovens receberam bolsa de auxílio financeiro mensal de R$ 400.
As atividades ocorreram durante quatro meses na comunidade formada pelos bairros Primavera e Residencial Padre Onesto Costa, na região conhecida por Cidade Satélite Primavera 3 e que referencia o nome do LabCom. A capacitação envolveu conteúdos na área de comunicação e cultura, com cursos de design gráfico, produção de campanha, produção de conteúdo, edição e captação de vídeo.“O Satélite 3 buscou valorizar e dar subsídios para que esses jovens possam ir além do ensino médio, aumentando o índice de jovens no ensino superior moradores dessa região, colocando-os como produtores de informação, em condições de dominar os equipamentos de mídia e comunicação, sentindo-se capazes de atingir as pessoas, e principalmente, aprendendo profissões que valorizem sua criatividade ao mesmo tempo que impacta a sua existência e de seus familiares”, pontua Edilene Rodriguez, uma das coordenadoras do projeto.
De acordo com Edilene, seis dos 20 alunos já estão no mercado de trabalho e o LabCom está providenciando o encaminhamento dos demais para empresas do município. “Estamos ainda visando a possibilidade de continuação desse projeto por outras vias, afinal são vários frutos que foram colhidos e pretendemos atingir outros bairros em situação de vulnerabilidade social de Primavera do Leste”.Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, que participou nesta semana da formatura com entrega de certificados, o projeto Satélite 3 garante oportunidades para os jovens irem mais longe.
“Esses jovens não pararão por aqui, pois satélite é este instrumento que conecta, e o sinal de vocês e o brilho dessa existência vão chegar muito longe. Saímos daqui com as certezas renovadas que a cultura é revolucionária e pode transformar um povo, e a vida de tanta gente!”
Materiais desenvolvidos no Satélite 3
O conhecimento adquirido no Conexão Satélite 3 foi exercitado e aplicado em campanhas publicitárias para incentivar o ensino superior e valorizar a história a região de moradia dos participantes.
Com elaboração e divulgação de diversas peças, que incluíram vídeos, outdoors, flyers e artes de redes sociais, os jovens falaram sobre o acesso à universidade e sobre o desenvolvimento dos bairros sob a ótica da própria comunidade, ajudando a reduzir o preconceito em relação à região e a fortalecer o orgulho de seus moradores.
O projeto ainda contou um site que apresenta as artes, campanhas e vídeos produzidos e matérias informativas sobre as atividades que foram elaboradas pelos próprios alunos. Na página também é possível conhecer os jovens participantes do projeto, a maioria mulheres e negros. Acesse aqui.
Confira também alguns vídeos das campanhas:
Vídeo 1: Eu sou Primavera 3 
Demais vídeos estão disponíveis no canal Conexão Satélite no YouTube. Link aqui.
Cida Rodrigues/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos