PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

domingo, 25 de julho de 2021

Debates intensos e renúncia de participante marcam Politeia 2021

O projeto é uma parceria entre a Câmara dos Deputados e a UnB que simula o trabalho parlamentar com universitários.Terminou nesta sexta-feira (23) a 14ª edição do Politeia, projeto da Câmara dos Deputados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) que simula o trabalho parlamentar com estudantes do ensino superior. Por causa da pandemia, a exemplo do que vem ocorrendo em parte da rotina do Congresso Nacional, a edição deste ano foi virtual e transmitida pelo canal da Câmara no YouTube. Na reformulação tecnológica, houve a criação de uma plataforma para que a simulação tivesse a mesma qualidade das edições anteriores.
O Politeia é um projeto de ensino, pesquisa e formação política que visa preparar universitários para as atividades legislativas e proporcionar experiências práticas sobre o processo político brasileiro. A iniciativa permite ao estudante a vivência como deputado federal por uma semana, com simulações dos trabalhos das comissões e do Plenário. Entre os 135 alunos de 36 cursos universitários, 115 simularam o trabalho dos deputados e 20 o de jornalistas, em atividades de reportagem e de assessoria parlamentar. A edição deste ano teve a maior diversidade de instituições superiores representadas: foram 44 universidades brasileiras de 16 estados e do Distrito Federal.
Houve até uma renúncia: a do jovem deputado Guilherme Martins. "Refleti sobre algumas experiências que eu iria realizar nesta manhã e nesta tarde, e algumas delas foram quebradas, mas são motivos entre mim e a organização. Compreendo totalmente as ações que essa organização tomou, porém, ao mesmo tempo, eu preciso me compreender", afirmou. "Estou bem cansado desde o início da simulação, virei a noite para tentar ter uma boa experiência hoje, e tudo foi por água abaixo. Não dormi até agora e peço compreensão da organização", acrescentou.
Debate
Durante os trabalhos, houve debate acalorado sobre o encerramento da discussão do Projeto de Lei Complementar 16/21, de autoria do jovem deputado Luca Cechinel, que muda a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). O texto foi rejeitado no Politeia por 33 votos a 21.
O jovem deputado Caio Barroso protestou: "A reforma agrária não é uma pauta de esquerda. A forma que se faz pode colocá-la como uma pauta até liberal de direita, como se fez nos Estados Unidos. Esse projeto, do qual eu sou coautor, nem de reforma agrária é".
Na atual edição, a maioria dos estudantes estuda Ciência Política e Direito. Entre os alunos de outros cursos, estão representantes de Educação Física, Letras, Turismo, Ciências Aeronáuticas e Engenharia Florestal. Oito em cada dez inscritos participaram do Politeia pela primeira vez.
Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição - Ana Chalub
Foto:Reprodução / Canal da Câmara no YouTube
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos