PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

É hora de desjornalizar o jornalismo?

Para a edição virtual deste ano do Mídia.JOR, saímos em busca do jovem perdido. Não que o jovem de hoje esteja desnorteado e sem rumo – a premissa de nossa busca era de que é o jornalismo que está perdido em relação ao jovem. E foi exatamente o que encontramos.
Nessa busca, conversamos em lives, ancoradas pelo diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, envolvendo editores e executivos de mídia tarimbados, como a Andiara Petterle, vice-presidente no Grupo RBS de Porto Alegre, o Américo Martins, ex-BBC e um dos responsáveis pelo lançamento da CNN Brasil, e o André Luiz Costa, hoje dirigindo o braço digital do Grupo Bandeirantes.
Também buscamos ouvir com atenção aqueles que estão fazendo sua parte na tentativa de melhor informar o público jovem, geralmente através de novos produtos digitais, como Semayat Oliveira, uma das fundadoras do Nós, Mulheres da Periferia, a repórter do UOL, Ananda Portela, o jornalista especializado em questões LGBTQ+, Caê Vasconcelos, e Roberta Camargo, jornalista e apresentadora do Canal Reload.
Na realidade, o Canal Reload – uma parceria inédita de 10 sites de informação brasileiros criada especificamente para produzir informação com credibilidade em formatos e estilos relevantes ao público mais jovem, foi foco exclusivo de uma live realizada em parceria com a Unibes Cultural incluindo a coordenadora do canal, Natalia Viana, e seu diretor de vídeos, Hugo Cuccurullo.
Em parceria com a TV Cultura e o Instituto de Pesquisa IDEIA também trouxemos uma pesquisa exclusiva sobre os hábitos de consumo de informação no Brasil. O resultado reforça as preocupações com o consumo e partilha de informações falsas ou errôneas pelas redes sociais, mas a pesquisa também deixa bem claro que o jovem brasileiro tem um enorme apetite por informação e notícia (apesar de nem sempre distinguir entre jornalismo, opinião e entretenimento).
Para completar, produzimos uma revista multimídia no Portal IMPRENSA que contou com contribuições que vão desde a executiva da BBC dedicada ao jornalismo para o público mais jovem, Debbie Ramsay, à ‘bola da vez’ dos podcasts explicados por Clara Rellstab da Rádio Novelo, e conceitos inovadores sendo desenvolvidos fora do eixo Rio-São Paulo, como a Cajueira, um newsletter criado para melhor servir não apenas o público nordestino, mas os brasileiros em geral (e a imprensa) acostumados com estereótipos e mal informados sobre o Nordeste.
Do que aprendemos nesta jornada, resumimos aqui sete ações essenciais que empresas de comunicação e redações devem implementar se quiserem garantir seu futuro à medida que a audiência tradicional envelhece e os hábitos de consumo mudam.
Acompanhe conteúdo exclusivo no instagram @midiajor e no www.portalimprensa.com.br/midiajor
Lúcio Mesquita/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos