Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Enchentes prendem centenas em metrô e matam 12 na China

Chuvas recordes assolam a metrópole de Zhengzhou. Mais de 500 pessoas são resgatadas de vagões e túneis do metrô alagados, e 200 mil são obrigadas a deixar suas casas. "A situação é extremamente grave", diz presidente. Chuvas recordes e inundações deixaram ao menos 12 mortos na metrópole de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China, informou nesta quarta-feira (21/07) a agência de notícias estatal Xinhua.
As enchentes transformaram ruas em rios e inundaram o metrô da cidade, deixando centenas de pessoas presas em trens e nos túneis. Mais de 500 teriam sido resgatadas.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma estação transformada numa gigante piscina e passageiros dentro de um vagão com a água na altura do peito. Socorristas tiveram que romper o teto do trem para salvar as pessoas, segundo a mídia local.
"TWITTER: Carl Zha - @CarlZha· - 14 h - Chinese people get NYC subway experience: Flooding in Zhengzhou Metro aft 532.6 mm (~20.9 inches) of rain in 24 hr yesterday
Outras imagens mostram pedestres sendo resgatados em meio à correnteza em ruas da cidade às margens do rio Amarelo.
Uma barragem se rompeu, e cerca de 200 mil moradores da metrópole de 10 milhões de habitantes tiveram que deixar suas casas. As chuvas também deixaram vários edifícios residenciais sem água e eletricidade, além de paralisar o transporte público e forçar o cancelamento de centenas de voos, rotas de ônibus e trens.
Hospitais e escolas ficaram ilhados, com crianças impedidas de voltar para casa desde terça. Moradores afetados pelas enchentes se abrigaram em bibliotecas, cinemas e museus.
As autoridades emitiram o mais elevado nível de alerta para a província de Henan, que continua sendo assolada por chuvas. A previsão é que as precipitações continuem pelos próximos três dias. Outras cidades da província também foram alagadas.
Chuva de um ano em três dias
Segundo as autoridades, as chuvas na região foram as mais intensas desde que tiveram início os registros, há 60 anos. Em Zhengzhou, choveu em apenas três dias o equivalente à média de precipitação em um ano. As chuvas foram causadas pelo tufão In-Fa.
"Esta é uma chuva que se vê uma vez em 100 anos. A situação é sombria", afirmou o centro de controle de inundações de Zhengzhou. Já a mídia local citou meteorologistas que teriam dito se tratar de um nível de precipitação visto uma vez a cada mil anos.
Soldados foram acionados para reforçar com sacos de areia o leito de um rio próximo à barragem que se rompeu. Também foram emitidos alertas sobre o possível rompimento de outras barragens.
O presidente chinês, Xi Jinping, descreveu a situação como "extremamente grave". "Já entramos num estágio crítico de controle de enchentes", afirmou.
Inundações anuais durante a estação chuvosa costumam afetar ruas, plantações e residências na China. Mas a ameaça aumentou ao longo das décadas, em parte devido à construção de barragens e diques que interromperam as conexões entre o rio Amarelo, o segundo mais longo da China, e os lagos adjacentes.
lf (Efe, Reuters, AFP, ARD)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos