Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Richard Branson sai na frente na corrida do turismo espacial

Bilionário britânico se antecipou aos concorrentes Elon Musk e Jeff Bezos e participou neste domingo de voo da nave VSS Unity, de sua empresa Virgin Galactic. Meta é realizar voos com turistas já em 2022. O empresário britânico Richard Branson se tornou neste domingo (11/07) o primeiro bilionário a fazer parte de uma missão espacial tripulada a bordo de um veículo que ajudou a financiar.
Fundador da Virgin Galactic, ele viajou com outras cinco pessoas a mais de 80 quilômetros de altitude, o limite estabelecido nos Estados Unidos para a fronteira espacial. Com o sucesso da viagem, Branson saiu na frente de seus concorrentes, os bilionários Elon Musk, fundador da SpaceX, e Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, que também desenvolvem projetos em estágio avançado para levar turistas ao espaço.
"Bem-vindo ao amanhecer de uma nova era espacial", escreveu Branson no Twitter após a viagem.A missão Unity 22, em referência ao 22º voo de teste da nave VSS Unity, contou com dois pilotos e quatro tripulantes – Branson e outros três funcionários da Virgin Galactic.
"Quando eu era criança, queria ir para o espaço. Como isso parecia improvável para a minha geração, registrei o nome Virgin Galactic, com a ideia de criar uma empresa que tornasse isso possível", escreveu Branson há alguns dias.
Além de realizar seu sonho de ir ao espaço, Branson tinha outro objetivo com a viagem: avaliar a experiência que terão seus futuros clientes.
A Virgin Galactic planeja mais dois voos de teste para, logo depois, começar as operações comerciais regulares, no início de 2022.
A longo prazo, a meta é fazer 400 voos por ano. Cerca de 600 passagens já foram vendidas para pessoas de 60 países, incluindo celebridades de Hollywood. Cada ticket custou entre 200 mil e 250 mil dólares.
Como foi a viagem
Diferentemente do que se pode imaginar quando se fala em viagens espaciais, o voo de Branson não foi lançado de uma plataforma vertical, com um foguete, como ocorre nos veículos da Nasa, e o bilionário não esteve em uma estação espacial.
Um enorme avião, com dois pilotos, partiu de uma pista tradicional, construída no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, carregando a espaçonave VSS Unity, com os outros dois pilotos, Branson e os outros três tripulantes.
A uma altitude de cerca de 15 quilômetros, a espaçonave - do tamanho de um jato particular - se soltou e acionou seu motor para uma subida supersônica a 94 quilômetros de altura.
O motor foi desligado e os passageiros puderam se soltar de seus assentos, flutuando alguns minutos em microgravidade e observando a curvatura da Terra por 12 janelas.
Depois, a aeronave começou seu voo de retorno a Terra. Ao todo, do desacoplamento da aeronave até o pouso, foram cerca de 15 minutos.Branson fundou a Virgin Galactic em 2004, com o objetivo de ir para o espaço e ser o percussor do turismo espacial.
Em 2014, ele viu seu sonho ameaçado, quando um protótipo anterior do avião-foguete caiu durante um voo de teste sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, matando um piloto e ferindo gravemente outro.
Desde então, o VSS Unity já chegou ao espaço três vezes, em 2018 e 2019, com pilotos a bordo.
Competição aeroespacial
A competição no setor do turismo espacial se acelerou no mês passado, quando o homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, anunciou que participaria no dia 20 de julho do primeiro voo tripulado de sua empresa espacial, a Blue Origin.
No dia em que Bezos anunciou que teria como convidada de honra a piloto Wally Funk, que participou o programa Mercury 7 nos anos 1960, mas foi impedida de seguir a carreira de astronauta por ser mulher, Branson revelou que partiria ao espaço em 11 de julho, nove dias antes de Bezos.
O outro concorrente na área do turismo espacial, é Elon Musk, com a Space X. Musk estava presente no lançamento deste domingo e encontrou Branson antes da viagem.
le (reuters, afp, ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos