Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 14 de agosto de 2021

Por voto impresso, bolsonaristas compartilham falas descontextualizadas de jornalistas

Mantendo com força total a campanha para colocar em xeque as urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou nesta quinta-feira, 12 de agosto, um vídeo com uma fala descontextualizada do jornalista Ricardo Boechat na TV Bandeirantes.
No vídeo Boechat comenta o caso de um candidato a vereador de Guarulhos, na Grande São Paulo, que acredita ter havido fraude nas eleições de 2004. O candidato argumenta que a quantidade de votos brancos, nulos e abstenções no pleito foi igual. Mas isso não é verdade e já foi desmentido.
Caso Oinegue
Esse não foi o único caso em que, para deslegitimar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, as redes bolsonaristas compartilharam de forma descontextualizada uma fala de um jornalista do Grupo Bandeirantes. Em um segundo episódio, um vídeo de novembro de 2020 em que o jornalista Eduardo Oinegue, da BandNews FM, critica declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, foi compartilhado milhares de vezes esta semana como se tivesse ido ao ar no dia 7 de agosto.
No comentário, Oinegue contesta uma mudança promovida pelo Tribunal durante as eleições municipais do ano passado, que centralizou a totalização de votos nos sistemas da Corte em Brasília. A alteração provocou atrasos na divulgação dos resultados das eleições.
Na época, Barroso disse que o procedimento seguiu recomendação da Polícia Federal para dar mais segurança ao processo. Oinegue comentou a respeito o seguinte:
“Acho um desserviço o que disse o Barroso. Por que os peritos da Polícia Federal recomendaram mudança no sistema? O sistema não é seguro? Aqueles que dizem que o sistema não é seguro têm razão em dizer que o sistema não é seguro? A gente faz eleições desde 1996 em um sistema que não é 100% seguro? Tá certo o presidente Jair Bolsonaro em retornar os votos em papel? Para mim, parece uma bobagem retumbante”.
O vídeo que circula nas redes bolsonaristas corta a parte em que Oinegue fala que o voto impresso “parece uma bobagem retumbante“.
Assessoria/Caminho Político
Foto: Reprodução NaTelinha/UOL
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos