Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 11 de setembro de 2021

CADEIRAS DE RODA: Mobilidade para Todos contempla mais de 80 aldeias Xavante e 4 instituições de Barra do Garças

A Expedição Xavante veio do Paraná e foi recepcionada por rotarianos de Mato Grosso, autoridades locais e secretário nacional da SESAI.
Cerca de 80 aldeias Xavante que pertencem ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Barra do Garças e quatro instituições do município foram contempladas pelo projeto “Mobilidade para todos” neste último final de semana, desenvolvido pelo Distrito 4630 do Rotary Club do Paraná em parceria com a ONG americana Free Wheelchair Mission (FWM). A “Expedição Xavante” contou com o apoio do Rotary de Mato Grosso.
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, recebeu a comitiva e agradeceu a parceria. ''O Rotary é uma entidade que sempre está atuando em prol da sociedade. Fico feliz de terem escolhido nossa cidade como parceira, principalmente por terem olhado de forma especial para comunidade Xavante. Toda ajuda é essencial. Essas cadeiras farão uma grande diferença na vida de quem precisa", afirmou o prefeito durante cerimônia realizada no Anfiteatro Fernando Peres de Farias.
Na oportunidade, o prefeito entregou aos governadores rotarianos do Paraná, Paulo Roberto Balla, Wilson Pereira de Godoy, Sergio Baseggio, Arthur Harbs e o governador do Rotary de Mato Grosso, Zozoel de Paula, a chave da cidade e o certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade.
O ato de entrega simbólica das cadeiras de rodas contou com a presença do secretário especial de Saúde Indígena (SESAI), Robson Santos da Silva, que veio de Brasília para receber a Expedição Xavante.
“Queremos agradecer esta parceria com o Rotary, uma instituição reconhecida internacionalmente e que nos permite levar benefícios e garantir melhor qualidade de vida diretamente ao cidadão”, enalteceu o secretário, lembrando que são 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas no país e que o Governo Federal disponibiliza cerca de R$ 2 bilhões para a atenção primária à saúde indígena.
O coordenador do DSEI Barra do Garças, Romildo Ribeiro Parreira também destacou a ação do Rotary. “O projeto Mobilidade para Todos é brilhante e está sendo extremamente importante para todas as terras Xavante de Mato Grosso”.
Na aldeia São Marcos, o Cacique Xavante Robson Tsu'a Teserê Urã, recebeu a comitiva com palavras de agradecimento. “Esse projeto atende a demanda de cadeiras de roda nas nossas aldeias Xavante. Agradecemos o Rotary por vir aqui em nossa terra colaborar com o DSEI e com os indígenas que tem problema de saúde”.
Assistente Social do DSEI Barra do Garças, Alessandra Maria Ramos Molinari conta que recebeu um vídeo de rotarianos entregando cadeiras de roda no Xingu no último dia 30 de julho e tomou a iniciativa de entrar em contato com o Rotary. No retorno, a caravana passou pelo município e houve uma reunião com uma equipe do DSEI, que deu detalhes sobre o grande número de Xavantes na região com dificuldade de locomoção. O pedido foi acatado e as cadeiras foram entregues.
“A viagem foi para cumprir um gesto nobre. A entrega de 180 cadeiras de rodas aos Xavantes e entidades foi uma experiência única. Estamos rompendo fronteiras e é um prazer coordenar essa missão”, avaliou a coordenadora do projeto “Mobilidade para todos”, Renata Giroldo Mestriner Krambeck.
Servir a humanidade
Para o governador do Distrito 4710, rotariano Paulo Roberto Bala, do norte do Paraná, a expedição surpreendeu as expectativas. “Não só pela entrega em si das cadeiras, mas pelo o que isto representou para as pessoas contempladas”, observou Paulo Bala, fazendo questão de ressaltar o acolhimento que a comitiva teve nas aldeias.
“Estamos aqui para servir. Esse é o papel do Rotary e do rotariano: servir onde tiver necessidade e servir a humanidade. Estamos à disposição para novas expedições”, completou.
O governador Wilson Pereira de Godoy, do Distrito 4630, entende a ação envolvendo um conjunto de distritos rotarianos como um trabalho extremamente satisfatório. “É um prazer estarmos percorrendo o Brasil com esta caravana e temos muito orgulho de poder ajudar”, declarou Wilson Godoy, cujos olhos encheram de lágrimas na hora da consagração a N. S. Aparecida durante ato de entrega das cadeiras. “Nós todos somos seres humanos, sensíveis”.
Zozoel de Paula, governador do Rotary em Mato Grosso, deixou sua mensagem para os colegas rotarianos do Paraná. “Agradecemos a grande oportunidade de estarmos juntos na “Expedição Xavante”, que está possibilitando mobilidade para nossos irmãos e irmãs indígenas. Foi uma experiência única e gratificante. Somente o Rotary para nos juntar para servir, ajudando a transformar vidas”.
Assessoria/Caminho Político
Fotos: Heverton Vieira
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos