Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

É tempo de seca e também de Olho Seco Evaporativo. Cuide-se!

Nosso estado é caracteristicamente um dos mais quentes do país e no mês de agosto, além do calor intenso, a baixa umidade do ar, as variações bruscas de temperaturas e a fumaça ocasionada pelas queimadas determinam uma combinação ideal para afetar a nossa saúde e o nosso bem-estar.
Nesse contexto, a saúde ocular merece atenção especial, pois o tempo seco e poluído além de favorecer o aumento dos casos das conjuntivites infecciosas e dos processos alérgicos oculares, causa, frequentemente, a Síndrome do Olho Seco Evaporativo ou, simplesmente, “olho seco”.
O “olho seco evaporativo” ocorre em decorrência da rápida evaporação do componente aquoso do nosso filme lacrimal para o ambiente externo, o qual se encontra extremamente seco, poluído e com baixa umidade. A velocidade de evaporação da lágrima pode ser tão rápida que a própria superfície ocular não consegue se manter lubrificada adequadamente, ocasionando sintomas desagradáveis, tais como: vermelhidão ocular, sensação de areia nos olhos, fotofobia (desconforto a claridade), lacrimejamento reflexo excessivo, inchaço das pálpebras, ardência e embaçamento visual.
As pessoas mais suscetíveis são os idosos, os usuários de lentes de contato, os pacientes alérgicos e as pessoas que trabalham em frente ao computador, pois tendem a piscar menos e piorar o processo evaporativo da lágrima. Vale ressaltar ainda que, os locais de maior ventania, as áreas de fumantes e a maior proximidade aos aparelhos de ar-condicionado e/ou ventiladores são ambientes secos, de baixa umidade e podem piorar os sintomas de olho seco.
O entendimento de como acontece o “olho seco evaporativo”, a adoção de medidas de prevenção (tais como: aumentar a ingestão hídrica diária e evitar ambientes secos e poluídos) e o uso de lágrimas artificiais podem ajudar no controle dos sintomas e a minimizar o problema. As “lágrimas artificiais” são fármacos em forma de colírios que simulam a composição da nossa lágrima e ajudam a manter os olhos lubrificados por mais tempo aliviando os sintomas.
Portanto, em época de estiagem, pouca chuva e fumaça, os nossos olhos merecem mais atenção e cuidado! Previna-se, consulte regularmente um médico oftalmologista.
Dr. Renan Ferreira, é médico oftalmologista, especialista em Retina e Vítreo (CRM MT 9034). @oftalmologistamt / Verbelo Oftalmologia: Rua Alves de Oliveiras, 1875 – Cristo Rei – Várzea Grande-MT; Telefones: (65) 99207-3884/ (65)2137-0880

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos