Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O legado de Dante Alighieri 700 anos após a sua morte

Astro pop da Idade Média, pai da língua italiana, o autor natural da Toscana, morto em setembro de 1321, transformou em poesia imortal seu amor frustrado e as dores do exílios.
Nasce o poeta: A data de nascimento exata de Dante Alighieri é desconhecida, estima-se que tenha sido em maio o junho de 1265. Os Alighieri pertenciam à baixa nobreza, de Florença, na região italiana da Toscana, o pai trabalhava como uma espécie de banqueiro. O menino foi batizado como Durante, mas logo se estabeleceu a famosa abreviatura, Dante.
O grande amor infeliz
Em 1285, Dante casa-se com Gemma, da influente família Donati, o casal tem quatro filhos. No entanto seu grande amor é Beatrice (Bice) Portinari, que se casa com um outro. O poeta jamais superará essa perda, e imortalizará a amada em suas obras. Beatrice aparece tanto na última parte, "Paraíso", da "Divina Comédia", como em "Vida nova".
Engajamento político
Dante Alighieri não era apenas poeta e erudito, mas também um ativista político em seu tempo. No século 13-14, grassava a guerra de poder entre os adeptos do imperador e os do papado. Nesse conflito, o florentino tomou o partido do papa Bonifácio 8º.
Exílio perpétuo
Peça frágil na luta entre os dois poderosos grupos, em 1302 ele recebe ordens de deixar Florença imediatamente, sem perspectivas de perdão nem de retorno, seus bens são confiscados. Dante passará o resto da vida no exílio em Verona, Sarzana, Luca e outras cidades italianas, impedido para sempre de rever sua amada cidade natal. (Quadro de Frederic Leighton, ca. 1864)
Obra imortal
Inspirando-se na filosofia, teologia e outras ciências, Dante deixa obras profundas, como "Monarquia", "O convívio", "Vida nova". Seu "opus magnum" indiscutível, contudo, que o transformará no popstar literário pelos séculos subsequentes, é a "Divina Comédia".
Viagem do Inferno ao Paraíso
Dante (quadro de Domenico di Michelino, de 1465) escreveu sua obra-prima durante os anos de exílio, concluindo-a pouco antes de morrer. Nela o poeta arrebata o leitor numa viagem extraordinária pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Ao redigir a "Divina Comédia" em sua língua materna, ele elevou o italiano a idioma literário.
Viagem metafísica
Consagrando-se como herói de seu próprio épico, Dante parte em viagem acompanhando o poeta romano Virgílio. No trajeto, encontra importantes nomes da mitologia e da história, assim como contemporâneos seus. Dependendo de seus atos, essas figuras ou sofrem tormentos infernais eternos ou esperam para purgar seus pecados. Outras, como a amada Beatrice, encontram o caminho do céu.
Morte do poeta
Dante Alighieri morre em 14 de setembro de 1321 em Ravena, onde até hoje se encontram seus restos mortais. Florença tentou repetidas vezes transferir o sepulcro do poeta a seu local de nascença – até hoje sem sucesso. Ainda assim, no século 19 a cidade toscana erigiu um monumental cenotáfio – uma tumba simbólica – a seu filho mais célebre.
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos