Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Projeto verão? Abrace o projeto saúde

A frase “cuide do corpo na primavera e torne o verão gostoso” é um pouco extravagante, mas traz consigo uma verdade: os famosos “corpos de verão” são realmente feitos na primavera. Afinal, quanto mais cedo você começar a pensar em atingir o nível de condicionamento físico que o faz se sentir melhor no verão, mais fácil será chegar lá tendo a saúde como foco e sem a tentação de experimentar uma dieta radical ou detox intenso.
Boa parte da preparação para o verão diz respeito à estar no estado mental adequado para isso. Os dias ficam mais longos, a pressão para se manter ativo fica mais intensa (desde academia, caminhadas, passeios de bicicleta até partidas de futevôlei com os amigos) e logo começa a fazer efeito aquela autoconsciência que alguns de nós sentimos ao utilizar roupas dignas da calorosa estação.
Tudo isso pode ser estressante e tirar toda a diversão que o verão promete. Então, aqui está um segredo: o ideal é já começar a se preparar mentalmente. O que você pretende fazer no verão? Viajar? Participar de eventos familiares? Investir em um novo curso? Entrar na vibe “piscina, rio e praia”? É sempre mais fácil aproveitar todos os seus planos divertidos quando você se sente no controle da sua agenda. Certifique-se de saber com antecedência como você irá equilibrar tudo.
Deixe de lado qualquer tristeza persistente do inverno (e da longa pandemia, é claro) e crie espaço para pensamentos encorajadores. Por vezes, carregamos nossos problemas conosco de modo que eles nos arrastam para baixo. Focar em pensamentos positivos pode ajudar a nos motivar no desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis.
Inclusive, tenha em mente que o ideal é sempre buscar a sustentabilidade e perenidade dos resultados em nome da saúde – nada se resolve em 15 dias. Melhor investir em uma abordagem mais gradual ao longo de meses, com acompanhamento multiprofissional, e fazer pequenas alterações conforme você avança. Cognitivamente, é muito mais fácil para o cérebro e você ainda vai conseguir as (mesmas) mudanças fisiológicas no final.
Sem dúvidas, a nutrição é uma grande parte de qualquer jornada para a saúde e aqueles que procuram emagrecer para o verão devem começar reavaliando o que entra em sua boca. Avaliar a possibilidade de reduzir o açúcar adicionado na sua dieta (dizer não temporariamente para os doces); pular a pizza e as massas (desculpa, carboidratos!); limitar os laticínios (optar por leites alternativos desde que sem açúcar); e ir devagar com as frutas (evitar excesso de frutose).
Em contrapartida, procure dar preferência para mais alimentos integrais e não processados, vegetais, carnes magras e nozes. Aliás, sabia que alimentos integrais têm um efeito hipertérmico? Eles forçam o corpo a gastar muita energia enquanto sedentários. Se possível, elimine o álcool e se hidrate mais. Além disso, é preciso lembrar que leva em média de seis a oito semanas para que as suas papilas gustativas ganhem uma chance de mudar de hábito e seu corpo se ajuste à mudança.
Também é importante se manter ativo durante o ano todo. Tirar a poeira do tênis e se envolver em alguma atividade física. Isto aumentará seu metabolismo e ajudará você a queimar mais calorias 24 horas por dia. Se saladas e treinamentos não são como você imaginava passar a primavera, dormir bem é algo que você precisa ter em mente. Até porque é durante o sono que os resultados se consolidam.
A propósito, perder peso repentinamente não é muito saudável para o sistema cardiovascular. Por outro lado, o emagrecimento consciente e programado traz diversos benefícios: melhora a qualidade do sono, auxilia o funcionamento intestinal, aumenta a autoestima, auxilia na regulação hormonal, melhora o desempenho esportivo, diminui a TPM, melhora a qualidade da pele, cabelos e unhas, reduz o estresse e por aí vai. E aí, pronto para o projeto verão?
Albenita Jalles é esteticista cosmetóloga, especialista em estética avançada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos