PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

PROTAGONISTA: Mato Grosso é primeiro estado a receber programa federal Rios+Limpos

O programa foi lançado nesta quinta-feira, no rio Cuiabá. A ação segue na sexta nas Baías de Siamariana e Chacororé e termina no Sábado, Dia Mundial da Limpeza. O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira (16.09) o Programa Nacional “Rios+Limpos”, no rio Cuiabá. O projeto tem a meta de recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos retirados do local. Mato Grosso foi escolhido para ser o primeiro estado no país a receber a iniciativa, que segue nesta sexta-feira nas Baías de Siá Mariana e Chacororé, localizadas no Pantanal.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a retirada de resíduos sólidos, recicláveis ou não, dos rios e baías mato-grossenses segue até sábado (18.09), quando as ações retornam para a região de Cuiabá e Várzea Grande. No município de Barão de Melgaço o programa envolverá 15 comunidades ribeirinhas com 700 famílias.
A escolha de Cuiabá e Várzea Grande para serem centros do lançamento do programa está na conexão que as cidades têm com o rio e pelo fato de o estado englobar o Pantanal, um bioma com características únicas, de acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França. “São cidades que se desenvolveram a partir do rio e escolhemos esta época pelos rios estarem mais baixos. É um bom exemplo para mostrar que Mato Grosso tem feito um bom trabalho no sentido de conscientizar a população”.
O representante do Ministério do Meio Ambiente destaca a importância de mobilizar a população para o exercício da cidadania ambiental e chamar o cidadão para fazer sua parte. “Separar o lixo de maneira adequada, separar o reciclável do orgânico, o rio tem inúmeras finalidades de uso e se ficam mais limpos todos ganham. A água é um recurso essencial a vida, então quem ganha com rios mais limpos é a própria população, com melhor qualidade das águas, de vida e mais saúde”.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, celebrou o fato do estado de Mato Grosso ser protagonista em uma ação tão importante para a agenda ambiental urbana e ressaltou que a Sema é parceira do Ministério do Meio Ambiente nesta ação de medidas voltadas ao saneamento básico, disposição adequada de resíduos sólidos e ações de limpeza com a retirada destes resíduos em nossos cursos d´água.
“Temos a honra do lançamento do programa aqui em nosso Rio Cuiabá na semana que comemoramos o dia mundial da limpeza, uma movimentação de mais de 180 países e mais de 50 milhões de pessoas engajadas e envolvidas no dia da limpeza de áreas urbanas, dos rios e de cursos d’aguas”, disse a secretária.
O desafio de sustentar os recursos naturais para as próximas gerações foi apontado como um grande desafio pelo vice-governador Otaviano Pivetta. “O governo tem se esforçado junto a secretaria de Meio Ambiente e tomado todas as medidas para evitar os incêndios e crimes ambientais e desenvolver uma ordem de desenvolvimento em que os agentes produtivos se integram ao meio ambiente e fazem a sua produção sem agredir os recursos naturais”.Vicente falcão, presidente do Instituto Ação verde, parabenizou o Ministério do Meio Ambiente e Governo de Mato Grosso pela ação. “Uma ação importante de impacto social muito grande. Esta limpeza que está sendo desenvolvida é uma ação mundial e o Governo do Estado apoiando e incentivando as ações. Mato grosso sempre andou à frente nessa pauta ambiental, olhando também a parte social e se aliando a produção sustentável”.
A importância do Rio Cuiabá para a região foi exaltada pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, que se disse orgulhoso do lançamento ter acontecido no município. “É um projeto de suma importância para a preservação e limpeza dos rios e o rio Cuiabá é nossa maior riqueza, tanto da cidade de Várzea Grande como de Cuiabá, que são cidades que nasceram deste rio tão importante, um propulsor do Pantanal e um grande ponto turístico do país”.
Renata Prata/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos