PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Vulcão força retirada de milhares de pessoas nas Ilhas Canárias

Mais de 5.500 pessoas, incluindo centenas de turistas, tiveram de ser evacuadas após erupção vulcânica. Lava destruiu mais de uma centenas de casas. Premiê espanhol adia viagem a Nova York e se dirige para arquipélago. Mais de 5.500 pessoas, entre elas 500 turistas, foram retiradas da ilha espanhola de La Palma, após a erupção em um dos complexos vulcânicos mais ativos do arquipélago atlântico das Ilhas Canárias neste domingo (19/09).
Até até a segunda-feira à noite não havia relatos de vítimas da erupção, iniciada no município de El Paso, apenas de prejuízos materiais. Até o caminho até o mar, a lava destruiu casas, vias e outras infraestruturas, de acordo com autoridades das Ilhas Canárias.
Segundo o presidente do conselho de La Palma, Mariano Hernandez, a lava destruiu cerca de cem casas até o momento. O prefeito Sergio Rodriguez contabilizou ao menos 20 construções destruídas.
A erupção ocorre em duas fissuras, separadas a 200 metros de distância, com oito aberturas pelas quais emerge a lava, segundo informou o Plano de prevenção de Risco Vulcânico das Canárias.
"TWITTER: BOMBEROS GRANCANARIA @BomberosGC La fuerza de la naturaleza contra la que no podemos hacer nada. @BomberosGC frente a una lengua de lava que destroza todo a su paso. #erupcionlapalma #volcanCumbreVieja #VolcandeLaPalma 11:26 AM · Sep 20, 2021
O novo vulcão criado pela erupção emite entre 6 e 9 mil toneladas de dióxido de enxofre e pode conter entre 17 e 20 milhões de metros cúbicos de magma. A lava avança a 700 metros por hora. Não há previsão de quanto tempo deve durar a atividade vulcânica.
José Mangas, professor de Geologia da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, informou à Agência Efe que será registrada chuva ácida na região quando a lava chegar ao mar.
O comitê científico do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias recomendou que seja feito um raio de exclusão de dois quilômetros em torno dos centros de emissão, para minimizar o risco de impacto de materiais sólidos lançados e da exposição de gases tóxicos.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, adiou sua viagem aos Estados Unidos, onde deve participar da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York,
Ele disse que "toda a Espanha está com La Palma assumiu um compromisso "total, absoluto e categórico” com a reconstrução de toda a região afetada pelos possíveis danos.
Desde o início dos registros históricos no século 15, La Palma foi palco de sete das 16 erupções vulcânicas ocorridas no arquipélago. Esta é a primeira erupção em La Palma em 50 anos.
O Parque Nacional Cumbre Vieja é um dos complexos vulcânicos mais ativos das Ilhas Canárias. Duas das últimas três erupções registradas nas ilhas aconteceram nele: o vulcão San Juan, em 1949, e o Teneguía, em 1971.
O complexo vulcânico ganhou destaque no Brasil após ser noticiado que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer, entretanto, é muito baixo, de acordo com especialistas.
rc (EFE)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos