PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Cuidados com a saúde, sempre!

O Outubro Rosa se encerra, mas os cuidados com a saúde da mulher é um tema que não pode ser deixado de lado ao longo do ano. Infelizmente, a pandemia de coronavírus vem impactando muito na rotina dos cuidados preventivos. Muitas mulheres deixaram de ir ao hospital com medo do contágio pelo vírus. E a retomada dessa rotina deve ainda levar algum tempo até se estabilizar. No Hospital São Mateus, em Cuiabá, houve uma redução de 18,5% na quantidade de mamografias realizadas em 2020, na comparação com 2019. Enquanto que de janeiro a outubro deste ano, a quantidade de mulheres que fizeram esse exame está 38% menor referente ao total do ano passado. Também houve redução na busca por ultrassonografias.
Essa é uma realidade enfrentada em todo o país e amplia os riscos que o câncer de mama pode trazer para as mulheres, afinal, é a principal causa de morte entre as mulheres vítimas de algum tipo de tumor no Brasil.
Reverter esse quadro de redução na busca pelos hospitais é fundamental, pois a saúde preventiva é fundamental para uma qualidade de vida ideal.
A pandemia ainda existe, contudo, pelo menos no Hospital São Mateus temos a certificação “Covid-Free”, sendo o primeiro hospital do Brasil com esse selo, que atesta que temos espaços seguros para o atendimento aos pacientes sem a doença provocada pela novo coronavírus.
Isso é garantia para que a realização de exames de rotina, como a mamografia e a ultrassonografia seja feita sem nenhum perigo de contágio por covid, sem contar, os inúmeros protocolos de biossegurança que são cumpridos para reforçar a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes.
Mesmo com o fim do Outubro Rosa, nossa saúde nunca pode deixar de ser cuidada. Essa é uma preocupação que não podemos abandonar jamais.
Já aproveito também para conclamar todos os homens a se cuidarem. O Novembro Azul é uma importante oportunidade para combater o câncer de próstata, que é a principal causa de morte entre os homens vítimas de tumores.
Valorizemos a vida e que nossa saúde esteja sempre em dia. Desejo que possamos superar os desafios da pandemia sem nos esquecer que nosso corpo é muito importante.
Marilda Venzel é diretora-geral do Hospital São Mateus, em Cuiabá-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos