Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Cuidados com a saúde, sempre!

O Outubro Rosa se encerra, mas os cuidados com a saúde da mulher é um tema que não pode ser deixado de lado ao longo do ano. Infelizmente, a pandemia de coronavírus vem impactando muito na rotina dos cuidados preventivos. Muitas mulheres deixaram de ir ao hospital com medo do contágio pelo vírus. E a retomada dessa rotina deve ainda levar algum tempo até se estabilizar. No Hospital São Mateus, em Cuiabá, houve uma redução de 18,5% na quantidade de mamografias realizadas em 2020, na comparação com 2019. Enquanto que de janeiro a outubro deste ano, a quantidade de mulheres que fizeram esse exame está 38% menor referente ao total do ano passado. Também houve redução na busca por ultrassonografias.
Essa é uma realidade enfrentada em todo o país e amplia os riscos que o câncer de mama pode trazer para as mulheres, afinal, é a principal causa de morte entre as mulheres vítimas de algum tipo de tumor no Brasil.
Reverter esse quadro de redução na busca pelos hospitais é fundamental, pois a saúde preventiva é fundamental para uma qualidade de vida ideal.
A pandemia ainda existe, contudo, pelo menos no Hospital São Mateus temos a certificação “Covid-Free”, sendo o primeiro hospital do Brasil com esse selo, que atesta que temos espaços seguros para o atendimento aos pacientes sem a doença provocada pela novo coronavírus.
Isso é garantia para que a realização de exames de rotina, como a mamografia e a ultrassonografia seja feita sem nenhum perigo de contágio por covid, sem contar, os inúmeros protocolos de biossegurança que são cumpridos para reforçar a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes.
Mesmo com o fim do Outubro Rosa, nossa saúde nunca pode deixar de ser cuidada. Essa é uma preocupação que não podemos abandonar jamais.
Já aproveito também para conclamar todos os homens a se cuidarem. O Novembro Azul é uma importante oportunidade para combater o câncer de próstata, que é a principal causa de morte entre os homens vítimas de tumores.
Valorizemos a vida e que nossa saúde esteja sempre em dia. Desejo que possamos superar os desafios da pandemia sem nos esquecer que nosso corpo é muito importante.
Marilda Venzel é diretora-geral do Hospital São Mateus, em Cuiabá-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos