Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Farmacêutica alerta que prevenção reduz o risco de câncer de mama

Não há uma causa única
específica para o câncer de mama, mas uma soma de fatores hormonais, comportamentais, ambientais e genéticos aumentam na mulher o risco de adquirir a doença. Na campanha deste ano, o Ministério da Saúde reforça o alerta para prevenção ao câncer de mama. Essas campanhas são importantes para despertar o interesse da população brasileira sobre o assunto e conscientização das mulheres sobre o diagnóstico precoce. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022 são diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama.
Este é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. É fundamental aconselhar sobre o exame de rotina de rastreio, a mamografia, que é recomendada anualmente às mulheres a partir dos 40 anos de idade. As pacientes com histórico familiar devem começar a fazê-la a partir dos 30 anos”, alerta o INCA.
De acordo com a farmacêutica, Elizangela Vicunã o papel do farmacêutico na prevenção do câncer de mama é sobre a educação em saúde que consiste em realizar orientações para hábitos modificáveis de vida como cessação do tabagismo, abandonar o sedentarismo, tratar a obesidade e manter hábitos alimentares saudáveis que, ao contrário, são precursores de qualquer tipo de câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor. Além disso, o farmacêutico lembra sobre a importância da periodicidade dos exames.
“A Farmácia conta com visitas regulares de pacientes buscando obter informações e avaliações de sinais e sintomas. Aproveitamos para aconselhá-las que ao fazer o autoexame a mulher esteja atenta a sintomas como o aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila, dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama), presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não, inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha, irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama”.
Elizangela destaca, no entanto, que o autoexame não substitui o exame regular realizado pelo médico e nem a mamografia, que é capaz de detectar nódulos ainda muito pequenos. Segundo ela, manter os exames em dia é outra forma importante de autocuidado.
Soraya Medeiros/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos