Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Fiocruz e Ministério da Saúde pesquisam como população de território de Cuiabá-MT se previne da COVID-19

A pesquisa intitulada “INQUÉRITO SOBRE A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO VACINADA SOBRE EVENTO ADVERSO POSSIVELMENTE RELACIONADO ÀS VACINAS CONTRA COVID-19”, tem por objetivo descrever a percepção dessa população, os motivos relacionados a não vacinados para a 2a dose da contra a Covid 19 e propor recomendações para aprimorar as ações de comunicação e educação em saúde promovidas pelo setor saúde e subsidiar um planejamento de ações mais direcionadas e efetivas para a prevenção da COVID-19 nas comunidades.
Desenvolvida em parceria com a FIOCRUZ, Ministério da Saúde, CONASS E CONASEMS, as atividades vêm sendo desenvolvidas com apoio da área técnica da Secretaria estadual, municipal e DSEI.
Trata-se de uma pesquisa aplicada na área de abrangência da Regional Norte, no município de Cuiabá-MT através de um questionário com perguntas relacionadas aos eventos adversos possivelmente relacionados as vacinas contra a Covid-19. Esse tipo de estudo parte do princípio de que o nível do entendimento da população sobre as questões de saúde é muito heterogêneo e de que os aspectos culturais, socioeconômicos, demográficos, entre outros, podem exercer influência significativa na compreensão da população sobre determinadas práticas preventivas em saúde.
A população convidada a participar da pesquisa, eram maiores de 18 anos e residentes no território pré-definido. Aos que aceitaram participar, foi apresentado o “Termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE” em que descreve a pesquisa e seus objetivos, assim como assegura o sigilo e privacidade do participante. Mediante concordância e assinatura do mesmo, aplicou-se o instrumento de pesquisa.
Ao todo, foram envolvidos na pesquisa, 22 profissionais de vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde Cuiabá, Secretaria Estadual de Saúde e de 5 DSEIs (Xavante, Xingu, Araguaia, Kaipó e Cuiabá), que são alunos do curso de Especialização em Epidemiologia aplicada aos Serviços do SUS – EPISUS Intermediário. Esses, residentes em Cuiabá e outros municípios do estado de Mato Grosso.
No total, foram entrevistadas no dia 26 de outubro de 2021, 359 pessoas. Essas, caracterizadas como: idosos (32,6%), mulheres (67,7%), com esquema vacinal completa (81,6%), os EAPV classificados como leves, sem nenhuma hospitalização. População entrevistada orientada a completar o esquema vacinal e idosos a tomarem a dose de reforço.
A análise dos dados levantados está sendo realizada pela equipe de pesquisa e serão divulgados no dia 30/10/2021 em cerimônia de apresentação dos resultados preliminares aos gestores de saúde no Hotel Palace a partir das 09 horas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos