PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Fiocruz e Ministério da Saúde pesquisam como população de território de Cuiabá-MT se previne da COVID-19

A pesquisa intitulada “INQUÉRITO SOBRE A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO VACINADA SOBRE EVENTO ADVERSO POSSIVELMENTE RELACIONADO ÀS VACINAS CONTRA COVID-19”, tem por objetivo descrever a percepção dessa população, os motivos relacionados a não vacinados para a 2a dose da contra a Covid 19 e propor recomendações para aprimorar as ações de comunicação e educação em saúde promovidas pelo setor saúde e subsidiar um planejamento de ações mais direcionadas e efetivas para a prevenção da COVID-19 nas comunidades.
Desenvolvida em parceria com a FIOCRUZ, Ministério da Saúde, CONASS E CONASEMS, as atividades vêm sendo desenvolvidas com apoio da área técnica da Secretaria estadual, municipal e DSEI.
Trata-se de uma pesquisa aplicada na área de abrangência da Regional Norte, no município de Cuiabá-MT através de um questionário com perguntas relacionadas aos eventos adversos possivelmente relacionados as vacinas contra a Covid-19. Esse tipo de estudo parte do princípio de que o nível do entendimento da população sobre as questões de saúde é muito heterogêneo e de que os aspectos culturais, socioeconômicos, demográficos, entre outros, podem exercer influência significativa na compreensão da população sobre determinadas práticas preventivas em saúde.
A população convidada a participar da pesquisa, eram maiores de 18 anos e residentes no território pré-definido. Aos que aceitaram participar, foi apresentado o “Termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE” em que descreve a pesquisa e seus objetivos, assim como assegura o sigilo e privacidade do participante. Mediante concordância e assinatura do mesmo, aplicou-se o instrumento de pesquisa.
Ao todo, foram envolvidos na pesquisa, 22 profissionais de vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde Cuiabá, Secretaria Estadual de Saúde e de 5 DSEIs (Xavante, Xingu, Araguaia, Kaipó e Cuiabá), que são alunos do curso de Especialização em Epidemiologia aplicada aos Serviços do SUS – EPISUS Intermediário. Esses, residentes em Cuiabá e outros municípios do estado de Mato Grosso.
No total, foram entrevistadas no dia 26 de outubro de 2021, 359 pessoas. Essas, caracterizadas como: idosos (32,6%), mulheres (67,7%), com esquema vacinal completa (81,6%), os EAPV classificados como leves, sem nenhuma hospitalização. População entrevistada orientada a completar o esquema vacinal e idosos a tomarem a dose de reforço.
A análise dos dados levantados está sendo realizada pela equipe de pesquisa e serão divulgados no dia 30/10/2021 em cerimônia de apresentação dos resultados preliminares aos gestores de saúde no Hotel Palace a partir das 09 horas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos