Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Protetor solar para plantas melhora trabalho no campo

Altas temperaturas e chuva escassa exigem maior cuidado com estresse térmico em plantações. Novo protetor solar para folhas e frutos da Viter protege folhas e frutos de queimaduras e outros distúrbios causados pelo clima quente e seco previsto para safra verão 2021/22. Os últimos meses deste ano marcam o início da primavera, que começou no dia 22 de setembro, e do verão, em 22 de dezembro. O impacto das altas temperaturas nas lavouras com a chegada das estações mais quentes do ano será agravada com o nível baixo de chuva previsto para algumas Regiões do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de setembro, outubro e novembro indicam grandes chances de chuvas abaixo da média no País, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso, oeste de São Paulo e centro de Minas Gerais.
“O último trimestre do ano é um excelente período para a preparação da safra de verão 2021/2022. É importante para o agricultor pensar também na proteção do seu cultivo em relação aos efeitos da estação. As altas temperaturas e a intensa luminosidade podem causar queimaduras em folhas e frutos, além de sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, como diminuição da fotossíntese, degradação de enzimas e diminuição da estabilidade de membranas celulares. Todos esses fatores impactam na formação das estruturas reprodutivas das culturas e levam à queda de produtividade”, afirma o consultor de Desenvolvimento de Mercado da Viter, Erivelton Lopes Paes.
O Sungard, novo protetor solar para plantas e frutos da Viter, é uma nova solução disponível para o mercado que ajuda o agricultor a proteger o plantio dessas consequências geradas pelo excesso de sol e de calor. O produto da unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos é feito a base mineral (hidróxido de cálcio e magnésio). A principal função do Sungard é proporcionar conforto térmico para a lavoura, evitando o estresse nas plantas causado por altas temperatura e reduzindo a temperatura foliar. Assim, o protetor solar da Viter diminui as perdas na produtividade planejada pelo agricultor. Os meses da Primavera e Verão no Brasil, de setembro a março, são os períodos de maior incidência solar no país e estudos científicos demonstram o aumento das temperaturas médias no planeta.
Nas prateleiras – O Sungard está disponível em embalagens de 20 kg. Sua aplicação é feita por pulverização com a utilização de qualquer tipo de equipamento. Apresentando elevada solubilidade e aplicado sobre as plantas, o protetor solar da Viter cria uma camada física protetora que mantém a coloração dos frutos e não interfere nas trocas gasosas e fotossíntese, além de apresentar excelente aderência e permanência nas plantas.
Sungard é recomendado para uso em diversas culturas, sobretudo as mais sensíveis à radiação solar, como, por exemplo, café, citros e alguns hortifrútis. O protetor solar é resultado de um estudo de pesquisa e desenvolvimento da Viter realizado no Brasil durante três anos.
“Com o lançamento de Sungard, ampliamos nosso portfólio para além da correção do solo. Agora, além dos produtos que renovam, aceleram e otimizam o potencial do solo, a Viter atua também na proteção solar dos cultivos, procurando atender todas as exigências de um mercado em constante evolução técnica. Este é mais um passo no plano de negócios de Viter, aumentando o portfólio de soluções agrícolas e se firmando como a melhor parceira do agricultor, com a oferta de produtos de qualidade e assistência técnica”, afirma o gerente comercial da Viter, Bruno Marin.
A Votorantim Cimentos é líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa com presença nacional. A produção de insumos agrícolas da Viter está distribuída em oito fábricas no Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, há operações nas cidades de Xambioá (TO), Nobres (MT) e Sobradinho (DF). A região Sudeste é abastecida por unidades em Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP), Itaú de Minas (MG) e Pratápolis (MG). Já a região Sul é atendida pela operação de Rio Branco do Sul (PR).
Websérie Solo Produtivo
Para marcar 1 ano do lançamento da marca da unidade de insumos agrícolas, comemorado em maio, a Viter lançou a websérie Solo Produtivo, que pode ser acessada no site www.viteragro.com.br/webserie. A série conta com a participação de especialistas do mercado que apresentam tendências e insights sobre o mercado do agronegócio, potencial do solo, sustentabilidade e inovação na agricultura. O episódio apresentado por Dirceu de Mattos, do Centro de Citricultura Cordeirópolis, traz informações sobre os recursos para proteger e otimizar os cultivos agrícolas, com inovações que fazem a diferença na produção. Clique aqui para assistir ao episódio.
Todas as informações sobre Viter podem ser encontradas no site www.viteragro.com.br
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis e agrícolas. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário